Multitela impacta 40 milhões de brasileiros e transforma campanhas digitais
Cerca de 40 milhões de consumidores brasileiros estão conectados por três ou mais telas, um total de 10 milhões a mais do que o número registrado em 2013. É o que mostra uma pesquisa encomendada pelo Google à TNS, divulgada nesta quarta-feira (20/08), que avaliou o perfil dos usuários entre 2012 a 2014.
O comportamento multitela ganha impulso à medida que o País também se desenvolve em outros aspetos relacionados à conectividade, abrindo janelas de oportunidades para ações de marketing digital, especialmente conteúdos audiovisuais. O Google aponta que 70 milhões de brasileiros assistem a vídeos online atualmente, considerando as diversas telas – um crescimento de 13% sobre 2013.
Outro estudo encomendado pela gigante de tecnologia, realizado pela Ipsos Brasil e Millward Brown Brasil, indica a importância do formato audiovisual para as ações marketing, seja na TV ou na web. O levantamento observou 12 campanhas de grandes empresas de segmentos variados, e a conclusão impressiona: o formato vídeo corresponde 72% de todo o impacto de percepção de uma marca.
Um vídeo veiculado online já é responsável por 46% do impacto sobre a percepção de uma campanha, enquanto o vídeo divulgado na TV tem 54% – mesmo assim a televisão obtém 93% dos investimentos das marcas.
Cenário
A mudança de comportamento dos consumidores em relação ao consumo de conteúdos é impulsionada pela ampliação do acesso à internet e à disseminação dos dispositivos móveis. Segundo a pesquisa, a internet já chega a 74% dos brasileiros que possuem entre 16 a 49 anos e fazem parte das classes A, B e C.
Além disso, atualmente 29% da população possui um smartphone, e a proporção é ainda maior entre os jovens, atingindo 45% entre a faixa etária de 16 a 34 anos.