Mulheres empreendedoras sugerem livros para gestão inspiradora

CEOs, fundadoras e líderes de área sugerem livros para despertar competências e habilidades tão exigidas de profissionais modernos

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10:00 am - 07 de março de 2021
Reprodução/Adobe Stock

Com o isolamento social imposto pela pandemia da Covid-19, muitos têm se disciplinado e encontrado mais tempo para colocar a leitura em dia. Publicada em setembro, uma pesquisa realizada pelo Twitter já antecipou a tendência: 41% dos respondentes disseram que passaram a ler mais para se adaptar à nova rotina de distanciamento ao longo do ano passado.

Para quem busca renovar a opção de livros de cabeceira, CEOs, fundadoras e líderes de área, escolheram a dedo livros para despertar competências e habilidades tão exigidas de profissionais modernos, incluindo criatividade, inovação, empreendedorismo, pensamento crítico, tecnologia e resolução de problemas.

A primeira indicação vem de Sarah Hirota, líder de pessoas e cultura da Fhinck, startup que fornece uma solução de análise de tarefas, rotinas e processos, que sugere “O lado difícil das situações difíceis”, de Horowitz Bem.

Chega até a ser um “clichê”, mas a publicação traz muitos pontos importantes da jornada empreendedora. Ler sobre histórias e situações vividas por empreendedores ajuda a estar atentos aos desafios e dilemas que surgem no dia a dia dessa jornada.

Eduarda Espíndola, líder de data science da Fhinck, sugere o clássico “2001: uma odisséia no espaço”, de Arthur C. Clarke, que narra a descoberta de um enigmático monolito soterrado na Lua.

A trama gira em torno desse grande mistério, quando a Terra envia para o espaço uma nave tripulada por uma equipe altamente treinada, assistida por um computador autoconsciente. Esse livro é inspirador e mostra que, do passado distante ao ano de 2001, da África a Júpiter, dos homens-macacos à inteligência artificial, fica sempre a visão de um futuro.

Flavia Deutsch Gotfryd, cofundadora e CEO da healthtech Theia, sistema de saúde que combina atendimento virtual e presencial centrado na mulher, indica “The Innovator’s Dilemma”, do autor Clayton Christensen. Considerado pelo The Economist um dos seis livros de negócios mais importantes dos últimos 50 anos, foi publicado originalmente pela Harvard Business Review, em 1997, e reeditado em 2001.

Esse clássico best-seller aborda como grandes empresas que não acompanharam o desenvolvimento do mercado, foram levadas ao fracasso. Super indicado para empreendedores e líderes que sentem que falta “algo mais” na carreira e na jornada empreendedora que, por vezes, é muito solitária.

Paula Morais, fundadora e CEO da Intera, hrtech de recrutamento digital, sugere o livre “Lean Startup”, de Eric Ries, que ajuda a clarear as ideias e a vender o modelo de negócio.

O autor ressignificou o conceito de marketing, gestão e tecnologia criando um método mais universal e integrado, que pode ser aplicado a qualquer empresa como uma forma de mensurar e melhorar resultados de performance. O autor explica conceitos como MVP, pivot e métodos ágeis de interação com clientes. Indico a leitura, é muito interessante.

Por fim, Sheila Borges, gerente de RH da Sotran Logística, logtech do setor de transporte rodoviário de cargas para o agronegócio, recomenda “Mindset – a nova Psicologia do Sucesso”, de Carol S. Dweck.

O livro retrata claramente como o mindset da história de uma pessoa, e os pensamentos que ela nutre na mente, são importantíssimos para chegar ao sucesso. É necessário “abrir a caixa” e pensar diferente do habitual para obter um outro resultado, porém, isso pode até parecer fácil no discurso, mas colocar isso em prática é um exercício de muita disciplina e quebra de paradigmas e crenças.

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