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Motorola Solutions trará para Brasil smartphone para mercado corporativo

Anos depois de vender sua divisão de dispositivos móveis para o Google, que recentemente foi comprada pela Lenovo, a Motorola Solutions acena novamente no mercado de smartphones. “Voltamos para o segmento, mas não para o consumidor final e sim para o mercado B2B”, adiantou o presidente da Motorola Solutions Brasil, Paulo Cunha, em conversa hoje (11/12) com jornalistas em São Paulo.

O executivo adiantou que o smartphone LEX L10, já disponível em outros mercados, chegará ao País no primeiro semestre de 2016. O aparelho, que pode ser vendido como parte de um pacote de serviços ou de forma avulsa, usa sistema operacional Android e poderá ser usado em operações críticas.

Um dos exemplos citados por Cunha na utilização do LEX L10 foi em operações de missão crítica, como segurança em comunidades, uma vez que ele realiza comunicação de voz, vídeo e dados em tempo real. O aparelho também conta com três recursos avançados de criptografia, um deles no chip.

O aparelho pode, inclusive, ajudar a empresa na estratégia que montará para os Jogos Olímpicos Rio 2016. A Motorola Solutions vai levar de Brasília para a capital carioca seu aparato de segurança que desenhou para a Copa do Mundo, que usa LTE para permitir o tráfego IP. As imagens capitadas durante o evento serão transmitidas e analisadas para ajudar na proteção do entorno dos jogos.

Balanço
Cunha aproveitou o momento para fazer um balanço do ano e apontar as expectativas para 2016. Segundo ele, 2015 foi pautado por transformações nos negócios e o próximo ano será de consolidação. O presidente da operação nacional da Motorola Solutions conta que a empresa passou a mirar a entrega de serviços gerenciados e o desenvolvimento de software. “Mudamos o modelo de negócios e o resultado foi a ampliação de contratos, com relacionamento mais de longo prazo”, observa.

Financeiramente, Cunha relatou que a empresa se mantém saudável, com margem de 45%. Globalmente, a empresa atingiu receita de US$ 6 bilhões. O executivo não abriu números locais, mas afirmou que a América Latina foi impactada em razão da variação cambial e chegou a perder US$ 50 milhões em razão desse cenário. O investimento em pesquisa e desenvolvimento (P&D) de 13% do faturamento foi indicado por Cunha como um fator positivo e foco da empresa. Ao menos 70% da empresa está direcionada para atividades de P&D, relata.

A Motorola Solutions comemora ainda o crescimento no segmento privado. A companhia deve encerar o ano com 60% de seus clientes no setor e 40% no público. No ano passado, a organização registrava metade dos negócios para cada lado.

Apesar dos desafios esperados para 2016, Cunha acredita em bons resultados para o próximo ano pautado em diversas estratégias. Uma delas é a aquisição de empresas. “Nossa divisão de investimentos, a Motorola Ventures, associou-se ao fundo SilverLake – responsável por estruturar a recente aquisição da EMC pela Dell – para preparar a empresa para as compras”, contou, adiantando que a ideia é ir às compras em 2016 e que por enquanto a fabricante mantém conversas avançadas com outras companhias.

Na última semana, a Motorola Solutions adquiriu a Airwave, operadora de redes seguras que atua no Reino Unido. O negócio de US$ 1,2 bilhão passa para as mãos da companhia a responsabilidade pelas comunicações das forças de segurança britânicas.

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