Nos Estados Unidos, o The National Highway Traffic Safety Administration (ou Administração Nacional de Segurança de Tráfego Rodoviário, em tradução livre) está discutindo a questão e pretende apresentar um projeto com regras para carros conectados até o final do ano. Até 2020, a expectativa é de que novos carros sejam equipados com tecnologias de comunicação. Essa plataforma pode gerar uma série de benefícios como reduzir acidentes em estradas, mas também vai gerar uma quantidade enorme de dados incluindo a localização de milhões de carros, um potencial problema de segurança.
Um grupo de oito montadoras está direcionando esforços de desenvolvimento de um sistema sem precedentes para gerenciar esses riscos. O sistema PKI é como uma infraestrutura de chave pública, que emprega encriptação e autenticação e é amplamente utilizada por sites de compras on-line e bancos. A ideia é permitir que dois veículos que não têm nenhuma relação troquem dados de forma segura.
A tecnologia PKI é eficaz, mas não é totalmente segura. Fabricantes de automóveis, incluindo
Ford, General Motors, Nissan Motor, Mazda Motor, Honda Motor, Volkswagen, Audi, Daimler AG Mercedes-Benz e Hyundai Motor, e sua afiliada Kia Motors, têm um plano para terminar uma prova de conceito de um sistema de gerenciamento de credencial de segurança em agosto do próximo ano. As montadoras, parte do consórcio Crash Avoidance Metrics Partnership (Camp), têm um acordo de cooperação com o Departamento de Transportes dos Estados Unidos para construir o sistema. Esse grupo já investiu
11 anos pesquisando e testando várias abordagens de segurança.
Ao jornal The Wall Street Journal Michael Shulman, líder técnico na Ford, e gerente de programa para Vehicle Safety Communications Consortium do Camp, disse que o desafio do desenvolvimento do sistema é satisfazer os requisitos técnicos de segurança e ao mesmo tempo satisfazer os objetivos de privacidade.
A tecnologia permitirá que veículos se comuniquem uns com os outros usando uma versão modificada do Wi-Fi e façam chamadas de curto alcance dedicadas, algo que montadoras como Ford e GM têm direcionado esforços por mais de uma década. A tecnologia permite a troca de mensagens entre carros, como velocidade e posição. Por exemplo, um motorista que está prestes a fazer uma curva à esquerda em um cruzamento iria receber um alerta sobre um caminhão que se aproxima executando uma luz vermelha.
A GM reconhece que a segurança da frequência de rádio é um “problema significativo”, mas que o Camp está resolvendo essa questão. A GM planeja introduzir comunicações veículo-a-veículo em no Cadillac CTS 2017.
Durante o primeiro ano que os novos veículos estiverem equipados com a tecnologia de comunicação, o sistema de gerenciamento de credenciais de segurança terá de se adaptar a alguns milhões de veículos equipados. Isso vai exigir muita tecnologia da informação por trás. Em pouco tempo, o PKI será o maior sistema do mundo em número de certificados gerados por ano e de dispositivos equipados. As montadoras dizem que os avanços de segurança vão certamente superar os desafios.