Möet Hennessy economiza 50% do tempo e aumenta segurança de operações financeiras

Benefícios foram obtidos após parceria com a Accesstage. Projeto automatizou rotinas de contas a pagar e criptografou dados

Author Photo
12:54 pm - 21 de outubro de 2024
Möet Hennessy. Foto: Divulgação

A Moët Hennessy, divisão de vinhos e destilados do LVMH Moët Hennessy Louis Vuitton SE, holding francesa especializada em artigos de luxo, firmou uma parceria com a Accesstage. O objetivo inicial era dar mais segurança às transações financeiras da companhia, que demandavam muito tempo e conferência manual, o que as tornava sujeitas a atrasos e erros humanos.

Com um alto volume de transações financeiras, incluindo uma média de 80 pagamentos diários, ou seja, cerca de 1,7 mil títulos ao mês, a Möet Hennessy buscou a Accesstage por sua especialização em pagamentos B2B e gestão financeira. O objetivo era não só obter aumento da segurança das transações, mas também evitar riscos de barramento em auditorias internas e prejuízos para a operação.

A equipe de Contas a Pagar e Receber começou a contar com a criptografia e uma solução de EDI. Segundo a gerente de tesouraria da Möet Hennessy, Katherine Nogueira, os arquivos passaram a ser criptografados e restritos, ou seja, ficaram imunes à interferência manual de profissionais da área.

Faça agora: Inscrições para o prêmio As 100+ Inovadoras 2024 estão abertas!

“Após encriptarmos os arquivos tanto de retorno, quanto de remessa, conseguimos fazer uma melhoria no nosso sistema, deixando a operação mais automatizada. Hoje nós não temos acesso aos arquivos que vem e vão para o banco, ou seja, não há possibilidade de manipulação e possíveis erros humanos. Atendemos os requisitos de auditoria e ganhamos muito mais segurança e assertividade nas operações”, explica Katherine, em comunicado.

De acordo com a executiva, antes da parceria era possível ocorrer erros como o envio de um arquivo em duplicidade para os bancos, já que todo o processo era manual. Além da segurança, a equipe ganhou agilidade para concluir atividades operacionais e passou a ter mais tempo para investir em ações estratégicas.

Mudanças de rotina na Möet Hennessy

Antes do sistema da Accesstage, os profissionais da empresa precisavam selecionar a duplicata ou pagamento, gerar o arquivo de remessa e enviar para o banco; pegar o arquivo de volta no servidor e salvar no próprio PC; o passo seguinte era subir o arquivo de forma manual no portal do banco, que recebia o arquivo em texto, processava a entrada do pagamento ou da cobrança e disponibilizava para a empresa, que depois precisava ficar monitorando o portal para saber quando o arquivo de retorno estaria disponível.

Depois disso, ainda era necessário baixar o arquivo final, salvar no computador, fazer uma análise sobre o processamento e gerar um relatório.

Com a solução da Accesstage, a rotina mudou. O usuário seleciona as duplicatas ou pagamentos e processa a geração da remessa, e na sequência recebe a notificação e um relatório completo e detalhado da operação por e-mail confirmando que o processamento foi concluído.

Com essa mudança na rotina foi possível otimizar o tempo dedicado para essas atividades operacionais, que precisam acontecer todos os dias. “Com isso, conseguimos reduzir cerca de 50% do tempo dedicado diariamente para este trabalho”, diz Katherine.

A equipe de Contas a Pagar e Receber da Möet, composta por quatro profissionais, sentiu uma redução de quatro horas nas tarefas do time e da área financeira.

Siga o IT Forum no LinkedIn e fique por dentro de todas as notícias!

Author Photo
Redação

A redação contempla textos de caráter informativo produzidos pela equipe de jornalistas do IT Forum.

Author Photo

Newsletter de tecnologia para você

Os melhores conteúdos do IT Forum na sua caixa de entrada.