Mobile banking se torna principal canal para transações

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1:08 pm - 10 de maio de 2017

O mobile banking foi responsável por 21,9 bilhões das transações bancárias em 2016, crescimento de 96% em relação ao ano anterior, e se tornou, pela primeira vez, o principal canal para movimentações financeiras no Brasil. O número é da Pesquisa de Tecnologia Bancária 2017, divulgada nesta quarta-feira (10/05) pela Federação Brasileira de Bancos (Febraban), e realizada pela consultoria Deloitte. O estudo engloba 17 instituições financeiras – 91% dos ativos da indústria bancária.

O mobile, que corresponde aos aplicativos em smartphones e tablets, representou 34% do total de transações, avanço de 14 pontos percentuais. Considerando apenas transações com movimentação financeira, o salto é ainda maior: 140%, passando de 500 milhões, em 2015, para 1,2 bilhão no último ano. A evolução quadruplicou nos últimos três anos. Esse é o principal ponto, na opinião de Gustavo Fosse, diretor setorial de tecnologia e automação da Febraban, que mostra a consolidação desse canal.

“Isso mostra que a confiança e a experiência têm sido valorizada pelo consumidor, além da conveniência de usar o canal mobile. Dois anos atrás existia a dúvida se os clientes fariam transações com mobile. E está aí, nossos clientes estão usando”, afirma Fosse, que destaca também a crescente penetração de smarpthones no mercado.

Atualmente, 42 milhões de contas ativas no País já contam com apps de bancos, salto de 27%. Desses, 9,5 milhões de clientes já são considerados heavy users no mobile banking, ou seja, fizeram pelo menos 80% das transações por meio deste canal.

“Temos transações hoje feitas preferencialmente no mobile. Pagar um boleto hoje é mais prático do que na internet. Com a evolução e o barateamento da tecnologia, cada vez mais nossos clientes estão usando o smartphones e com acesso a dados. Esse número é um dos destaques da consolidação do mobile banking. Ele está sendo usado não só para consulta, que é óbvio que sempre será grande, está nas mãos, mas também para transações. É essa experiência que queremos investir e levar acada vez mais para os clientes.”

Internet banking
O internet banking, por sua vez, caiu de 17,7 bilhões de transações em 2015, para 14,8 bilhões no último ano. No entanto, ainda tem significativamente mais usuários do que mobile banking: 239 milhões de clientes contra 42 milhões. Mas o número de heavy users é menor: 5,1 milhões.

“Vemos o internet banking como importante, até porque alguns serviços são feitos melhor por ele”, pontua Fosse. Pagamento de contas, por exemplo, ainda é representativo no internet banking: 1,4 bilhão, contra 468 milhões no mobile.

Agências
Com o avanço dos canais digitais, muito se comenta sobre o futuro das agências físicas. Um número que surpreende é o crescimento do número de agências – ligeiro, mas existe: de 22,9 mil em 2015 para 23,4 mil em 2016.

“Acreditamos que cada vez mais o cliente procura agência bancária para procurar uma consultoria e até educação financeira. Muda o perfil do uso da agência por conta da conveniência do digital”, finaliza.

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