Categories: Notícias

Ministro reforça necessidade de articulação federativa na agenda de CT&I

O ministro da Ciência, Tecnologia e Inovação, Aldo Rebelo, reforçou a necessidade de valorização da agenda política e institucional da ciência, tecnologia e inovação (CT&I) no País.

A avaliação foi feita durante a abertura do Fórum do Conselho Nacional das Fundações Estaduais de Amparo à Pesquisa (Confap), que acontece nesta terça-feira (3), no Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq/MCTI), em Brasília. O secretário executivo do MCTI, Alvaro Prata, também participou do encontro.
“O meu papel aqui é o de oferecer todo o esforço que estiver ao meu alcance para valorizar, junto ao governo federal e ao Congresso Nacional, a agenda de CT&I que precisa de valorização política e institucional”, afirmou. “Junto com vocês, temos de lutar para que os recursos destinados ao sistema [de ciência, tecnologia e inovação] sejam compatíveis com as nossas necessidades e os nossos desafios”, disse.
Nesse sentido, o presidente do CNPq, Hernan Chaimovich, empossado em 24 de fevereiro, reiterou que as parcerias entre o órgão, a Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes) e as FAPs, podem contribuir para que a CT&I, “de fato se integre às políticas de Estado”. “Eu faço um apelo, como presidente do CNPq, para que vocês colaborem com o Brasil, mobilizando a comunidade científica para mostrar presença política”, acrescentou.
Conquista
Aldo ressaltou como uma conquista para a sociedade a promulgação da Emenda Constitucional (EC) 85, na última quinta-feira (26). Segundo ele, a nova redação da Constituição amplia os horizontes e os compromissos do Estado brasileiro com a ciência, a tecnologia e a inovação. “Precisamos prover energias para uma batalha política e ter uma participação maior no Congresso”, reforçou.
Ele lembrou ainda que cabe às instituições que atuam no sistema de CT&I “preparar o momento para a retomada de desenvolvimento”. “Os ajustes econômicos não são programas nem políticas de governo. Eles são contingências circunstanciais. Você é obrigado a fazer ajustes para recuperar o equilíbrio como uma das condições de recuperar a capacidade de crescer”, afirmou.
Sobre o Confap
O Confap é uma organização sem fins lucrativos que tem por objetivo promover a articulação dos interesses das agências estaduais de fomento à pesquisa. Criado oficialmente em 2006, a entidade agrega fundações de 24 estados mais o Distrito Federal. O ministro participou do fórum, a convite do presidente do conselho, Sergio Gargioni.

Recent Posts

Pure Storage aposta em mudança de paradigma para gestão de dados corporativos

A Pure Storage está redefinindo sua estratégia de mercado com uma abordagem que abandona o…

2 semanas ago

A inteligência artificial é mesmo uma catalisadora de novos unicórnios?

A inteligência artificial (IA) consolidou-se como a principal catalisadora de novos unicórnios no cenário global…

3 semanas ago

Finlândia ativa a maior bateria de areia do mundo

À primeira vista, não parece grande coisa. Mas foi na pequena cidade de Pornainen, na…

3 semanas ago

Reforma tributária deve elevar custos com mão de obra no setor de tecnologia

O processo de transição previsto na reforma tributária terá ao menos um impacto negativo sobre…

3 semanas ago

Relação entre OpenAI e Microsoft entra em clima de tensão, aponta WSJ

O que antes parecia uma aliança estratégica sólida começa a mostrar rachaduras. Segundo reportagem do…

3 semanas ago

OpenAI fecha contrato de US$ 200 milhões com Departamento de Defesa dos EUA

O Departamento de Defesa dos Estados Unidos firmou um contrato de US$ 200 milhões com…

3 semanas ago