MiniCom reúne-se com empresas que vão implantar fibra óptica em 262 municípios

A secretária de Inclusão Digital do Ministério das Comunicações, Lygia Pupatto, se reuniu com representantes das cinco empresas vencedoras da licitação referente à segunda etapa do programa Cidades Digitais. Nessa fase, o programa vai contemplar 262 cidades com redes de alta velocidade, pontos de acesso à internet gratuitos, capacitação de pessoal e projetos de governança eletrônica.
O objetivo foi traçar metas e um cronograma de trabalho que garanta que todas as cidades estejam conectadas em setembro de 2015. De acordo com Lygia, a experiência do projeto-piloto em 80 municípios serviu como aprendizado para a nova etapa. Ela citou, por exemplo, erros na elaboração dos projetos executivos por parte das empresas, falta de estrutura das prefeituras municipais e problemas na negociação com as concessionárias de energia para uso dos postes. Situações que interferiram no cronograma de entrega das obras.
A segunda etapa do projeto Cidades Digitais deverá ser iniciada em 131 municípios que não possuem nenhum tipo de pendência – como inadimplência no Fundo de Fiscalização das Telecomunicações (Fistel) ou ausência de links para realizar testes na rede – que possa atrasar o cronograma elaborado pelo MiniCom. O investimento nessa fase é de R$ 201 milhões.
*Com informações do MiniCon