Setor de mídia e entretenimento vai movimentar US$ 2,23 tri em 2021

O mercado global de mídia e entretenimento vai movimentar cerca de US$ 2,23 trilhões em 2021, o que representa crescimento anual de 4,2%. A previsão é de um levantamento da consultoria PwC, que analisou 17 segmentos do setor em 54 países, que representam cerca de 80% da população mundial. No Brasil, o faturamento do setor deve chegar a US$ 43,7 bilhões no mesmo ano.
Apesar dos números gigantes, as previsões ficaram abaixo do esperado. Em 2016, segundo o estudo, esperava-se que o mercado brasileiro crescesse a taxa média anual de 6,4%. Este ano, a expectativa é que o faturamento do setor aumente 4,6% ao ano no país até 2021. No mundo, também houve um recuo em relação às estimativas para o resultado projetado para os próximos anos. Globalmente, o mercado de mídia e entretenimento deve crescer 4,2% ao ano até 2021, um índice menor do que os 4,4% anuais previstos na edição anterior do estudo.
Instabilidades geopolíticas e econômicas em vários países são alguns dos motivos que explicam a redução das expectativas mundiais de crescimento do setor. No Brasil, a desvalorização do real em relação ao dólar também contribui para esse cenário. Mas, mesmo diante dessas dificuldades, o Brasil continua ocupando a 9ª posição no mercado global. Os EUA seguem na liderança, seguidos pela China, Japão, Alemanha e Reino Unido.
Brasil: crescimento desacelerado
Em 2016, este mercado movimentou US$ 35 bilhões no Brasil, US$ 3 bilhões a menos do que havia sido estimado na última edição do estudo, em função da retração econômica. Entre os segmentos mais afetados no ano passado estão TV por assinatura, revista, livro, jornal e rádio. Esses setores também são impactados pela transformação digital no Brasil, em que o maior acesso à internet e levam o usuário a utilizar novas mídias e buscar novas experiências online de consumo.
O crescimento da banda larga móvel e mudanças de comportamento do consumidor têm beneficiado outros setores. Segundo o levantamento, alguns dos principais segmentos que se destacam nas projeções para 2021 são o de games (crescimento previsto de 17% ao ano), publicidade na internet (12% ao ano) e vídeos na internet (9% ao ano).
Já o consumo de dados em dispositivos móveis deve crescer 28% ao ano nos próximos cinco anos, passando de 7 trilhões de MB em 2016 para 24 trilhões de MB em 2021 – 77% da utilização de dados deverá ser direcionada para vídeos online. Nos próximos cinco anos, 177 milhões de pessoas deverão ser assinantes de internet móvel no país. Também é esperado um aumento da penetração da internet da alta velocidade, que deverá aumentar de 14% em 2016 para 48% em 2021. O total de consumo de dados no país ultrapassará a marca de 42 trilhões de MB nos próximos cinco anos, o que representa um crescimento de 23% até 2021.
A PwC afirma que, em 2021, os gastos com streaming de música deverão ser dez vezes maiores em relação aqueles com a mídia física. O consumidor, no entanto, continuará comprando ingressos para shows ao vivo, segmento que deverá crescer a uma taxa média anual de 5% no país até 2021 – o Brasil é líder no segmento de música na América Latina.