Microsoft se junta a projeto de desenvolvimento de veículos autônomos da Baidu

A Microsoft anunciou parceria com a chinesa Baidu para avanços no desenvolvimento técnico de veículos autônomos em todo o mundo. Com o acordo, a norte-americana passa a fazer parte da plataforma Apollo, anunciada pela Baidu em abril deste ano.

O Apollo é uma plataforma aberta que fornece uma solução abrangente que suporta todas as principais características e funções de um veículo autônomo. O projeto, com o nome do histórico programa espacial lunar para ilustrar sua escala e complexidade, consiste em serviços de nuvem, software aberto, hardware de referência e plataformas de veículos. Mais de 50 parceiros Já se juntaram à aliança, incluindo o provedor de serviços de navegação e mapeamento global TomTom, os fornecedores Bosch e Continental, além da Grab, principal plataforma de serviços de táxi, aluguel e compartilhamento de automóveis do Sudeste Asiático. A Microsoft entrará no projeto com serviços de nuvem Azure.

Kevin Dallas, vice-presidente corporativo da Microsoft, destaca o ensusiasmo da empresa ao se associar com a Baidu para dar um passo gigante no sentido de ajudar fabricantes e fornecedores automotivos a perceber plenamente a promessa da direção autônoma. “Os veículos atuais já possuem um nível impressionante de sofisticação quando se trata de sua capacidade de capturar dados. Ao aplicar na nuvem global nossa inteligência artificial, aprendizado de máquina e recursos de rede neural profunda para esses dados, podemos acelerar o trabalho já feito para tornar os veículos autônomos mais seguros”, destaca.

De acordo com a McKinsey, até 15% dos carros novos vendidos em 2030 serão totalmente autônomos, o que acelera a necessidade de um ecossistema de parceiros para colaborar em um objetivo comum.

Ya-Qin Zhang, presidente da Baidu, comenta que objetivo com a Apollo é fornecer uma plataforma aberta e poderosa para a indústria automotiva para promover os veículos autônomos. “Ao usar o Azure, nossos parceiros fora da China terão acesso a uma nuvem pública confiável e segura, permitindo que eles se concentrem em inovar em vez de construir sua própria infraestrutura baseada em nuvem”.

A Microsoft já trabalhou com líderes da indústria automotiva para ajudar os fabricantes a absorver enormes volumes de dados de sensores e de uso de veículos conectados e aplicar esses dados para fornecer inteligência para a ação. Empresas como BMW, Ford, Renault-Nissan, Toyota e Volvo estão usando ou anunciaram planos para adotar a tecnologia de nuvem inteligente da Microsoft para ajudar em serviços como assistência ao motorista, manutenção preditiva e mídia controlada por voz.

Recent Posts

Pure Storage aposta em mudança de paradigma para gestão de dados corporativos

A Pure Storage está redefinindo sua estratégia de mercado com uma abordagem que abandona o…

2 meses ago

A inteligência artificial é mesmo uma catalisadora de novos unicórnios?

A inteligência artificial (IA) consolidou-se como a principal catalisadora de novos unicórnios no cenário global…

2 meses ago

Finlândia ativa a maior bateria de areia do mundo

À primeira vista, não parece grande coisa. Mas foi na pequena cidade de Pornainen, na…

2 meses ago

Reforma tributária deve elevar custos com mão de obra no setor de tecnologia

O processo de transição previsto na reforma tributária terá ao menos um impacto negativo sobre…

2 meses ago

Relação entre OpenAI e Microsoft entra em clima de tensão, aponta WSJ

O que antes parecia uma aliança estratégica sólida começa a mostrar rachaduras. Segundo reportagem do…

2 meses ago

OpenAI fecha contrato de US$ 200 milhões com Departamento de Defesa dos EUA

O Departamento de Defesa dos Estados Unidos firmou um contrato de US$ 200 milhões com…

2 meses ago