Focada em web e mobile, a Microsoft busca mais simplicidade e destaque para o conteúdo criado pelo usuário na nova interface do Office, de acordo com o The Verge.
A gigante de tecnologia tem investido nos últimos anos na integração gradual do seu sistema Fluent Desing dentro das soluções de escritório, como Word e Power Poin, como a adição de novos ícones, mudanças na barra de ferramentas e outros recursos que facilitaram o uso dos serviços.
“A próxima onda de mudanças no Microsoft 365 UX vai ainda mais longe, diminuindo as cores das marcas dos cabeçalhos dos aplicativos e explorando os comandos adaptativos”, explicou à publicação Jon Friedman, Vice-presidente Corporativo de Design e Pesquisa da Microsoft. “Isso permite mover uma barra de ferramentas simplificada pela tela para onde você achar mais útil, usando a divulgação progressiva para revelar comandos contextualmente”, disse o executivo.
Esse comando fará com que a barra de ferramentas possa ser desencaixada do topo para flutuar sobre ações próximas que você está realizando em documentos com comandos contextuais. As provocações que a empresa está fazendo no design hoje deverão ser lançados oficialmente em um ou dois anos, segundo Friedman.
De acordo com o executivo, “a faixa de opções tem sido uma experiência de assinatura que une a intenção do usuário e o comando”. Isso se originou na área de trabalho, mas o executivo explica que a empresa imagina a experiência do usuário e os comandos de intenção em um contexto futuro, do qual, cada vez as pessoas utilizam multiplataformas.
“Fazer com que seus comandos da faixa de opções sigam suas ações e ter consciência do contexto reduzirão a carga cognitiva e aumentarão o foco na tarefa em questão, esteja você no telefone no metrô ou no tablet no sofá ou na área de trabalho”, disse Friedman ao The Verge.
A Microsoft introduziu originalmente sua interface da faixa de opções no Office 2007. Gradualmente, ela simplificou a faixa de opções nos dispositivos móveis e na Web, mas os novos designs compartilhados hoje são certamente um grande passo além da faixa de opções, diz a reportagem.
Outras alterações incluem um ícone de aplicativo simples na parte superior dos aplicativos para indicar qual aplicativo do Office você está usando, e a pesquisa centralizada ou a barra de comando assume o centro do palco.
“No início, estamos fundamentando tudo o que construímos em pesquisas profundas sobre as nuances da atenção. Alguns momentos exigem concentração prolongada e sustentada. Outros, como muitos cenários para dispositivos móveis, são ótimos para realizar tarefas múltiplas. Ao projetar para vários estados cognitivos, as experiências focadas em todo o ecossistema do Microsoft 365 minimizam as distrações externas, diminuem as interrupções automáticas e o fluxo inicial”, disse Friedman.
Paralelamente, o executivo reforça que a empresa está conduzindo “estudos globais” para entender como o trabalho está mudando a partir da pandemia, e atender às novas necessidades dos usuários.
“O futuro do Microsoft 365 combina nossa trajetória planejada com mudanças em tempo real, com base nas complexidades notáveis de 2020 que caiu aos pés do mundo”.
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