Nos próximos 10 anos, metade ou mais do que é feito por humanos será aprimorado por robôs. Pelo menos é o que acreditam 48% dos líderes de TI brasileiros ouvidos na pesquisa “O Impacto da Tecnologia em 2022 e Além”, feito pelo IEEE (Instituto dos Engenheiros Elétricos e Eletrônicos).
O estudo global ouviu CIOs, CTOs, diretores de TI e outros líderes de tecnologia nos EUA, China, Reino Unido, Índia e Brasil de diferentes indústrias, incluindo serviços bancários e financeiros, bens de consumo, educação, governo, saúde, varejo, tecnologia e telecomunicações. Para os executivos, a Inteligência Artificial assumirá cada vez mais o protagonismo nas estratégias, produtos e serviços das organizações.
egundo o estudo, 95% dos executivos de TI concordam – incluindo 66% que concordam fortemente – que a IA conduzirá a maior parte da inovação em quase todos os setores da indústria nos próximos cinco anos. Machine Learning, Computação na Nuvem e 5G também estão entre as tecnologias mais importantes para o ano de 2022 na visão dos líderes de TI dos países entrevistados.
Existe uma expectativa grande pelo 5G, que dará suporte a essas outras tecnologias citadas na pesquisa, indica Raul Colcher, membro do IEEE e presidente da Questera Consulting. “Muitas áreas serão fortemente impactadas como no setor de medicina, com a possibilidades de cirurgias remotas com robôs. Para isso é necessário requisitos sobre as redes de telecomunicação e o 5G atende melhor esses requisitos do que as tecnologias anteriores”, destaca.
Para os executivos de TI brasileiros, o setor de serviços financeiros (54%) foi o mais impactado em 2021 pela tecnologia de forma geral, seguido por entretenimento (48%) e manufatura (44%). Para 64% deles, o crescimento tecnológico será incontrolável nos próximos anos.
A automação refletirá também na mão de obra, tendo em vista que 48% dos líderes de TI no Brasil acredita que metade ou mais do que é feito por humanos será aprimorado por robôs nos próximos 10 anos.
A quinta geração de telefonia móvel também é aguardada pelos CIOs e CTOs no Brasil, tendo em vista que ela foi uma das tecnologias mais citadas na pesquisa do IEEE.
Quando perguntados quais das seguintes áreas o 5G mais beneficiará no próximo ano, os líderes de tecnologia apontaram:
O número de dispositivos conectados também aumentou em um ano. Como resultado da mudança para o trabalho híbrido e a pandemia, mais da metade (51%) dos entrevistados no mundo todo afirmam que o número de dispositivos conectados aos seus negócios – como smartphones, tablets, sensores, robôs, veículos e drones –, aumentou até 1,5 vezes. Para 42% dos entrevistados o número de dispositivos aumentou mais de 1,5 vezes.
A Pure Storage está redefinindo sua estratégia de mercado com uma abordagem que abandona o…
A inteligência artificial (IA) consolidou-se como a principal catalisadora de novos unicórnios no cenário global…
À primeira vista, não parece grande coisa. Mas foi na pequena cidade de Pornainen, na…
O processo de transição previsto na reforma tributária terá ao menos um impacto negativo sobre…
O que antes parecia uma aliança estratégica sólida começa a mostrar rachaduras. Segundo reportagem do…
O Departamento de Defesa dos Estados Unidos firmou um contrato de US$ 200 milhões com…