Notícias

Mesmo com aumento de esforços, prospecções no B2B permanecem em queda

Com a crise causada pela pandemia, as companhias estão dedicando esforço especial dentro da área de vendas, focando na manutenção e até aquisição de novos funcionários, além de maior dedicação à análise de cada nova abordagem. Porém, toda a dedicação ainda não se converte em uma estabilização ou aumento de novas vendas.

Essa foi a percepção da 2ª Pesquisa O trabalho do vendedor durante a crise do COVID-19, publicada pela neoxs e que conversou com 300 profissionais ligados à área de vendas durante os dias 6 e 13 de julho.

De acordo com o levantamento, apesar de 64% dos vendedores aumentaram o tempo para preparar suas abordagens aos clientes (sendo que, desse percentual, 50% também perceberam aumento da dedicação dos gestores para revisar oportunidades de funis de venda), o número de novos clientes caiu dentro da realidade de 49,7% dos entrevistados.

Junto coma dificuldade em fechar propostas, os vendedores também têm mais dificuldades para entrar em contato com prospects: 63,3% dos respondentes afirmaram ter maior dificuldade de acesso aos clientes, muito por conta de fatores como o home office, as reorganizações e a adaptação das operações de diversas empresas ao trabalho remoto.

Esse cenário também é percebido pelos gestores: 46,6% dos que participaram da pesquisa notam um aumento de dedicação dos colaboradores na etapa de prospecção, mas 45,2% também observam que a taxa de aproveitamento das oportunidades de fato diminui, em comparação com o histórico da empresa para o período.

Fábio Tadashi Suzaki, Chief Research Officer (CRO) da neoxs, acredita que a dificuldade atual demanda dessa área a adoção de uma nova abordagem.

“Não se trata mais de fazer perguntas ou convidar o cliente a conhecer melhor sua solução. Com o tempo e a atenção escassos, o vendedor precisa estar preparado para mostrar como ele pode ajudar a resolver problemas. Somente assim eles terão a chance de conquistar a confiança e fechar mais negócios”.

Recent Posts

Pure Storage aposta em mudança de paradigma para gestão de dados corporativos

A Pure Storage está redefinindo sua estratégia de mercado com uma abordagem que abandona o…

1 semana ago

A inteligência artificial é mesmo uma catalisadora de novos unicórnios?

A inteligência artificial (IA) consolidou-se como a principal catalisadora de novos unicórnios no cenário global…

2 semanas ago

Finlândia ativa a maior bateria de areia do mundo

À primeira vista, não parece grande coisa. Mas foi na pequena cidade de Pornainen, na…

2 semanas ago

Reforma tributária deve elevar custos com mão de obra no setor de tecnologia

O processo de transição previsto na reforma tributária terá ao menos um impacto negativo sobre…

2 semanas ago

Relação entre OpenAI e Microsoft entra em clima de tensão, aponta WSJ

O que antes parecia uma aliança estratégica sólida começa a mostrar rachaduras. Segundo reportagem do…

2 semanas ago

OpenAI fecha contrato de US$ 200 milhões com Departamento de Defesa dos EUA

O Departamento de Defesa dos Estados Unidos firmou um contrato de US$ 200 milhões com…

2 semanas ago