Mercado Livre, Nubank e Google lideram influência digital de marcas no Brasil

Pesquisa do TEC Institute, do MIT Tech Review e da Bendita Imagem destacou marcas digitais e formas como as pessoas interagem com elas

Author Photo
2:30 pm - 28 de dezembro de 2024
Imagem: Shutterstock

Mercado Livre, Nubank, Google, Amazon e Netflix, nessa ordem, são as cinco empresas mais influentes digitalmente no Brasil, segundo os próprios consumidores. A lista é resultado de um estudo – o Radar de Influência Digital – feito pelo TEC Institute, em parceria com a MIT Technology Review Brasil e a agência Bendita Imagem. Os resultados foram divulgados na segunda-feira (16).

A pesquisa analisou as marcas com maior influência digital com base em entrevista com os consumidores. Foram considerados métodos de interação mais utilizados e a frequência com que esses contatos ocorrem. As cinco empresas mais citadas pelos entrevistados foram, na ordem: Mercado Livre (1026 pontos), Nubank (747), Google (702), Amazon (696) e Netflix (639).

Os motivos para essas marcas serem as mais escolhidas foram: conteúdo relevante e atrativo, respostas rápidas e eficientes, comunicação personalizada e variedade de produtos e serviços. Ao todo, mais de 350 marcas foram citadas e nenhuma atingiu 70% das escolhas.

Última chamada: Inscreva-se agora no prêmio As 100+ Inovadoras no Uso de TI

Segundo o CEO da MIT Technology Review, Andre Miceli, isso significa que o mercado é competitivo e existem muitas opções relevantes na lembrança imediata dos consumidores. “Esse número expressivo, além de refletir a grande diversidade e fragmentação do mercado digital no Brasil, também indica que os consumidores têm percepções e preferências variadas”, diz o executivo, em comunicado.

Canais mais utilizados

A pesquisa também mostrou a forma mais utilizada pelos consumidores para interagirem com as empresas. A mais comum foi “usando os produtos diariamente”; seguida por “comprando os produtos/serviços online”; “através das redes sociais” ficou em terceiro, “visitando o site da marca”, em penúltimo; e “via aplicativo” na última posição.

Quanto à frequência de contato com a empresa, a maioria fala “ocasionalmente (1-3 vezes por semana)”.  “Raramente (1 vez por semana)” vem na segunda posição.  “Muito frequentemente (mais de um dia)” em terceiro; “frequentemente (uma vez ao dia)” em quarto e “nunca”, em último lugar.

Também foi possível observar que as percepções dos brasileiros diferem de um lugar para o outro. A Amazon, a quarta colocada no ranking nacional, aparece em primeiro nas regiões Centro-Oeste, Sudeste e Norte. No Nordeste e Sul, a liderança é do Mercado Livre. Marcas como Nike (2º), Apple (4º) e iFood (5º) estão no top 5 da região Centro-Oeste.

O estudou ouviu mais de 400 pessoas no Brasil durante novembro de 2024, e utilizou um sistema de pontuação (5, 3 e 1 ponto) para classificar as marcas de acordo com a posição na lembrança dos participantes. Os consumidores foram convidados a citar até três marcas que consideram ter uma forte presença digital em um formulário online.

Siga o IT Forum no LinkedIn e fique por dentro de todas as notícias!

Author Photo
Redação

A redação contempla textos de caráter informativo produzidos pela equipe de jornalistas do IT Forum.

Author Photo

Newsletter de tecnologia para você

Os melhores conteúdos do IT Forum na sua caixa de entrada.