O mercado mundial de software de colaboração de conteúdo irácrescerá US$ 6,2 bilhões até 2019, de acordo com a IDC. Isso equivale a uma taxa de crescimento anual composta de 13,4% no período de cinco anos, começando por 2014.
Um dos responsáveis por alavancar o crescimento é a necessidade de se conectar colaboração ad hoc não-estruturada com processos estruturados de negócios centrados em conteúdo – em especial para a tomada de decisão.
Outro dado destacado pelo levantamento é o fator de crescimento que será proveniente da nuvem. A previsão é de que a colaboração de conteúdo na cloud pública cresça 23,1% de taxa de crescimento anual composta, enquanto que o crescimento on-premise estabilizará em 0,8%. Isso indica que soluções da terceira plataforma irão impulsionar o movimento.
De acordo Vanessa Thompson e Melissa Webster, respectivamente vice-presidente de pesquisa em colaboração e comunidades e vice-presidente de conteúdo e tecnologias de mídias digitais, a necessidade de trocar informações com colaboradores dentro e fora da organização – e usar no contexto de processos críticos de negócios – está impulsionando a convergência de diversos mercados. “A nuvem é o grande disruptor aqui. Vai ser interessante observar a manobra competitiva à medida que fornecedores expandirão suas ofertas para competir, e esses mercados se chocam.”