Notícias

Mercado de smartphones tem queda em vendas de 30,7% no segundo trimestre

As vendas de smartphones celulares sofreram um baque no segundo plano pelos brasileiros no segundo trimestre do ano. Entre abril e junho, um total de 9.631.424 celulares foram vendidos no mercado brasileiro, número que representa queda de 30,7% em relação ao mesmo período de 2019.

Os dados são de um estudo conduzido pela IDC Brasil e publicado sob o título IDC Brazil Mobile Phone Tracker 2Q2020. Dentre os motivos que levaram ao baixo número para o trimestre estão as dificuldade de abastecimento e o fechamento do comércio, ambos resultados diretos da pandemia do Covid-19 que afetou todo o mundo.

De acordo com o analista de pesquisa e consultoria em Consumer Devices da IDC Brasil, Renato Meireles, o impacto nas vendas só não foi pior pelos canais de venda online que continuaram recebendo usuários, ainda que em volume diminuído. “As preocupações com a saúde e com o desemprego levaram as pessoas a ficar em casa e a diminuir o interesse pela compra de um celular”, afirma Meireles.

Segundo os dados do estudo, os smartphones intermediários foram os que mais venderam no segundo trimestre de 2020, somando 3.363.076 unidades com preços entre R$ 1.100 e R$ 1.999. Em segundo lugar, com 3.247.741 unidades vendidas, estiveram os Mid end, modelos com preços de entrada entre R$ 700 e R$ 1.099.

Veja também: Precisamos falar sobre burnout em tempos de pandemia

Ainda assim, na análise de mercado, os índices do segundo trimestre do ano são de alta. No período, o preço médio de um smartphone foi de R$ 1.539 no mercado oficial e de R$ 1.727 no grey market, o que representa altas de 22,9% e 36,2%, respectivamente, em relação ao segundo trimestre de 2019. O ticket médio dos celulares mais simples (feature phones) também ficou 39,5% mais alto no mercado oficial, e 24,6% no grey market.

Ainda de acordo com o IDC Brazil Mobile Phone Tracker 2Q2020, a receita total do mercado de celular no segundo trimestre foi de R$ 14,846 bilhões, ou seja, 8,5% a menos do que o mesmo período de 2019. Desse montante, smartphones respondem por R$ 14,30 bilhões (R$ 1,365 bilhão no cinza e R$ 12,85 bilhões no mercado oficial), e feature phones por R$ 82,64 milhões (R$ 10,31 milhões no cinza e R$ 72,32 milhões no oficial).

O próximo trimestre deve apresentar uma retomada gradual das vendas de smartphones, com o analista do IDC Brasil apontando a reabertura das lojas físicas como um bom ponto de partida para a retomada.

Recent Posts

Pure Storage aposta em mudança de paradigma para gestão de dados corporativos

A Pure Storage está redefinindo sua estratégia de mercado com uma abordagem que abandona o…

3 semanas ago

A inteligência artificial é mesmo uma catalisadora de novos unicórnios?

A inteligência artificial (IA) consolidou-se como a principal catalisadora de novos unicórnios no cenário global…

3 semanas ago

Finlândia ativa a maior bateria de areia do mundo

À primeira vista, não parece grande coisa. Mas foi na pequena cidade de Pornainen, na…

3 semanas ago

Reforma tributária deve elevar custos com mão de obra no setor de tecnologia

O processo de transição previsto na reforma tributária terá ao menos um impacto negativo sobre…

3 semanas ago

Relação entre OpenAI e Microsoft entra em clima de tensão, aponta WSJ

O que antes parecia uma aliança estratégica sólida começa a mostrar rachaduras. Segundo reportagem do…

3 semanas ago

OpenAI fecha contrato de US$ 200 milhões com Departamento de Defesa dos EUA

O Departamento de Defesa dos Estados Unidos firmou um contrato de US$ 200 milhões com…

3 semanas ago