Categories: Notícias

Mercado de PCs encerra 2015 com queda de 10,6%

O mercado global de computadores alcançou 71,9 milhões de unidades vendidas no quarto trimestre de 2015, um declínio ano a ano de 10,6%, de acordo com a IDC. Embora os resultados estejam em linha com o anteriormente previsto, eles estão pela primeira vez abaixo dos 300 milhões de unidades registrados em 2008.

O Gartner também afirma que o cenário é desfavorável, mas a consultoria fechou 2015 com declínio de 8,3% para o quarto trimestre do ano – resultado um pouco mais positivo que o da IDC. Ainda de acordo com a consultoria, todas as regiões do mundo registraram queda nas vendas e questões como a desvalorização da moeda foram de grande impacto nos resultados da Europa, Oriente Médio e África (EMEA), América Latina e Japão, de acordo com Mikako Kitagawa, analista principal do Gartner. “Coletivamente EMEA, Japão e América Latina viram seus mercados reduzidos em quase 10% em 2015”, disse.

A IDC ressalta que problemas econômicos, como a queda dos preços das commodities e câmbio internacional fraco, bem como questões sociais na região Europa, Oriente Médio e África e Ásia-Pacífico contribuíram para o cenário de 2015.

A IDC registrou no trimestre final um pequeno aumento em comparação com o terceiro período, mas o declínio ano a ano foi o maior da história, superando os 9,8% de 2013.

Já o Gartner contraria a ideia de que o último trimestre do ano tenha contribuindo positivamente para o resultado. “As vendas da temporada não aumentaram os embarques globais de PCs, sugerindo mudanças no comportamento dos consumidores na compra de computadores”, afirmou Mikako.

Ainda de acordo com a IDC, o mercado continuará a enfrentar desafios ao longos dos próximos anos, já que a concorrência com smartphones e tablets aumenta.
Apesar desse cenário de declínio, a previsão para 2016, de acordo com Loren Loverde, vice-presidente de monitoramento mundial de PCs da IDC, é de que a maioria dos usuários continuem a comprar PCs motivados pelo lançamento de novos produtos e preços mais atraentes.

A previsão do Gartner para 2016 é de um declínio 1% menor que o registrado para 2015, com potencial de recuperação branda para o fim do ano. De acordo com Mikako, o mercado de PCs está no meio de uma mudança estrutural que deve resultar na redução da base instalada de máquinas nos próximos anos.

Recent Posts

Pure Storage aposta em mudança de paradigma para gestão de dados corporativos

A Pure Storage está redefinindo sua estratégia de mercado com uma abordagem que abandona o…

2 semanas ago

A inteligência artificial é mesmo uma catalisadora de novos unicórnios?

A inteligência artificial (IA) consolidou-se como a principal catalisadora de novos unicórnios no cenário global…

3 semanas ago

Finlândia ativa a maior bateria de areia do mundo

À primeira vista, não parece grande coisa. Mas foi na pequena cidade de Pornainen, na…

3 semanas ago

Reforma tributária deve elevar custos com mão de obra no setor de tecnologia

O processo de transição previsto na reforma tributária terá ao menos um impacto negativo sobre…

3 semanas ago

Relação entre OpenAI e Microsoft entra em clima de tensão, aponta WSJ

O que antes parecia uma aliança estratégica sólida começa a mostrar rachaduras. Segundo reportagem do…

3 semanas ago

OpenAI fecha contrato de US$ 200 milhões com Departamento de Defesa dos EUA

O Departamento de Defesa dos Estados Unidos firmou um contrato de US$ 200 milhões com…

3 semanas ago