Mercado de modelos “as a service” deve atingir recorde em 2016, prevê ISG

O mercado global de terceirização e outsourcing dos serviços de TI está em alta. De acordo com números apresentados pela consultoria ISG, durante o IT Forum Expo, nesta terça-feira (09/11), em São Paulo, o crescimento foi de 11% no terceiro trimestre de 2016 em comparação ao mesmo período do último ano. As Américas são a região “motor” deste mercado, com avanço de 21% no valor dos contratos.
Andreas Lüeth, sócio da ISG, destacou que o tipo de serviço com maior ascensão é a categoria “as-a-service”, que inclui tanto softwares quanto infraestrutura, com avanço de 20% comparado com ao ano passado. O valor de contratos anuais desse tipo de serviços chega a US$ 3.7 bilhões. “O crescimento do as a service ultrapassa a casa dos 30% enquanto os serviços tradicionais ficam em cerca de 5%”, afirma Lüeth.
A onda de aquisição e integração de grandes provedores, como EMC e Dell, para Lüeth, é apenas mais um fator que irá consolidar ainda mais esse mercado. Nos últimos dois anos, 15% de provedores de SaaS foram adquiridos, que representam US$ 120 bilhões em valor. Desses, 32% foram comprados por fundos de investimentos, 28% por provedores de serviços SaaS, 16% por provedores de serviços, além de 10% por empresas de softwares.
“O mercado de terceirização (as a service) não vai deixar de crescer ou de existir por conta das aquisições. Pelo contrário: Achamos que o mercado vai crescer bastante porque as empresas estão entrando em outros serviços, focando no mais no negócio dos clientes. Ao invés de vendar só um produto, como um data center, entra algo a mais com serviços. Esse mercado de SaaS é uma tendência para crescer no mercado”, completa Lüeth.
Lueth cita as infraestruturas as a service como principal tendência, com crescimento de 50% a nível mundial.