Mercado de manufatura será transformado por automação

O mundo da manufatura nunca foi tão dinâmico quanto é hoje. Automação alimentada por inteligência artificial (AI), Edge Computing (Edge) e realidade aumentada (AR) está conduzindo um novo capítulo na revolução industrial. A jornada e a progressão de máquinas industriais a partir de motores a vapor para controlar dispositivos e robôs são excitantes e, ao mesmo tempo, um pouco preocupantes.

Hoje, não se trata apenas de automação operacional. Em vez disso, trata-se mais de como recursos como a inteligência e a capacidade preditiva podem moldar o futuro da automação industrial. Como a automação de hoje está gradualmente se tornando incapaz de atender aos requisitos futuros, existe uma necessidade extrema de reimaginar as soluções de automação.

“A inovação se desenrolou, mas os projetos fundamentais não testemunharam uma grande reformulação. No entanto, a automação do passado está lentamente se tornando insustentável para a realização de necessidades futuras. Isso requer reinjetar a automação em todas as facetas, a partir do projeto, engenharia, implantação e operação. Vislumbrar o futuro das fábricas deve primeiro começar com uma visão para o futuro da automação, uma abordagem que tem sido relativamente menos explorada na indústria hoje”, afirma Karthik Sundaram, gerente de programa industrial da IoT na Frost & Sullivan.

Em particular, as três tendências de AI, Edge e AR foram identificadas como fatores que podem influenciar fortemente a automação das seguintes maneiras:

  1. A inteligência artificial tem o potencial de transformar modelos de engenharia centrados no ser humano em sistemas automatizados, facilitando o aprendizado operacional contínuo e resultando em ganhos de produtividade que podem exceder as abordagens existentes conduzidas pelo homem.
  2. A computação de ponta pode ajudar a expandir as funcionalidades do PLC com poder computacional adicional e necessidades operacionais personalizadas, sem grandes alterações na arquitetura de produção.
  3. A realidade aumentada será a IHM do futuro, capacitando operadores com alta transparência e insights superiores em controladores, máquinas e processos de produção.

Recent Posts

Pure Storage aposta em mudança de paradigma para gestão de dados corporativos

A Pure Storage está redefinindo sua estratégia de mercado com uma abordagem que abandona o…

3 semanas ago

A inteligência artificial é mesmo uma catalisadora de novos unicórnios?

A inteligência artificial (IA) consolidou-se como a principal catalisadora de novos unicórnios no cenário global…

4 semanas ago

Finlândia ativa a maior bateria de areia do mundo

À primeira vista, não parece grande coisa. Mas foi na pequena cidade de Pornainen, na…

4 semanas ago

Reforma tributária deve elevar custos com mão de obra no setor de tecnologia

O processo de transição previsto na reforma tributária terá ao menos um impacto negativo sobre…

4 semanas ago

Relação entre OpenAI e Microsoft entra em clima de tensão, aponta WSJ

O que antes parecia uma aliança estratégica sólida começa a mostrar rachaduras. Segundo reportagem do…

4 semanas ago

OpenAI fecha contrato de US$ 200 milhões com Departamento de Defesa dos EUA

O Departamento de Defesa dos Estados Unidos firmou um contrato de US$ 200 milhões com…

4 semanas ago