Mercado de fintechs da saúde cresce na esteira das healthtechs

O mercado de healthtechs no Brasil segue aquecido. Segundo levantamento da Liga Ventures em parceria com a PwC Brasil, o setor cresceu 16,11% no Brasil entre os anos de 2019 e 2022. Entre março de 2021 e março de 2022, 191 empresas do mercado de saúde, que se divide nos segmentos de prevenção, diagnóstico e tratamento, foram adicionadas ao Startup Scanner, base de startups brasileiras.

Por outro lado, outro levantamento da Startup Scanner mostra que 199 healthtechs encerraram suas atividades no mesmo período. Entre os principais motivos que fazem com que uma empresa feche as portas, sobretudo nos primeiros anos, estão  questões ligadas ao planejamento tributário e à falta de gestão, bem como não saber aplicar corretamente o dinheiro.

Na esteira dessas oportunidades do setor tem surgido fintechs com foco no segmento. A Mitfokus Soluções Financeiras, que oferece contabilidade especializada e soluções financeiras tributárias, anunciou recentemente parceria com uma edtech para atender médicos recém-formados, a maioria optante pelo Simples Nacional. “Um sistema simplificado de tributos que não é tão simples assim”, explica Júlia Lázaro, fundadora da Mitfokus.

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Segundo Júlia, a ideia da união nasceu porque uma das principais dores dos médicos que compõem a base de atendidos pela parceira está na tributação, a qual, para ser vantajosa, tem que ser bem administrada.

“Nem um pouco diferente de outras áreas, o impacto fiscal para a medicina tem suas peculiaridades. No Supersimples, por exemplo, muita gente pensa que, para arcar com os impostos, é suficiente aplicar a alíquota da tabela sobre a receita, e pronto. Mas não: é necessário calcular a parcela dedutível para se chegar à porcentagem correta, verificar certinho o faturamento, as despesas com pessoal e pró-labore. Caso contrário, na certa, a pessoa terá prejuízos, os quais, ao longo de uma trajetória profissional, gera um enorme ralo financeiro”, explica.

A startup afirma possuir hoje 3 mil clientes, com atuação em 23 estados brasileiros.

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