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Mercado de eletrodomésticos e eletroeletrônicos impulsiona tendência da conectividade

A Associação Nacional de Fabricantes de Produtos Eletroeletrônicos (Eletros) afirmou hoje (15/9) na abertura da Eletrolar Show, feira brasileira de negócios da indústria e do varejo de eletrodomésticos, eletroeletrônicos, celulares e TI, que o mercado de eletrodomésticos e eletroeletrônicos vai ficar em linha com a tendência da conectividade.
“Cada vez mais, smartphones vão ser usados para ligar e desligar aparelhos e para outros fins”, acredita Carlos Clur, diretor do grupo Eletrolar e responsável pela organização da Eletrolar Show. Para ele, os smartphones são a bola da vez no varejo. Em 2013, foram comercializados 80 milhões de aparelhos e este ano os números devem crescer quase 20%.
Dados da consultoria IDC indicam que no Brasil a venda de smartphones saltaram 22% no segundo trimestre, somando 17,9 milhões de aparelhos celulares comercializados entre abril e junho deste ano, sendo 75% smartphones. Este foi o recorde histórico de vendas no País.
Internet das Coisas
A Eletros ainda não levanta a quantidade de eletroeletrônicos inteligentes, conectados à internet ou com recursos avançados, mas indica que esta é uma forte tendência para os próximos anos. “As fabricantes estão se preocupando em facilitar a vida dos consumidores e inserindo recursos de, por exemplo, ligar e desligar eletrodomésticos e eletrônicos no transito”, diz Kiçula.
A consultoria IDC indica que o mercado de Internet das Coisas (IoT) movimentará U$ 7,3 trilhões em apenas três anos. Já o instituto de pesquisas Gartner estima que, até 2020, existam de 26 bilhões a 30 bilhões de dispositivos conectados à Internet das Coisas. Do ponto de vista de adoção global, a PwC indica que Ásia lidera o movimento de uso de IoT, com 24% de adoção nas empresas; seguida de perto pela América Latina.
Televisores em alta
A Eletros também divulgou dados sobre televisores e eletrodomésticos. No primeiro semestre de 2014, foram comercializadas mais de 18 mil unidades de eletrodomésticos na linha branca, número 5% inferior ao registrado em 2013. De acordo com a Eletros, a queda aconteceu em razão da Copa, que puxou a compra de televisores, categoria que registrou salto de 16% no primeiro trimestre em comparação com igual período do ano passado.
Até maio, o mercado observou aumento na comercialização de TVs, mas depois obteve queda, informa. Até o final do ano, a Eletros estima que o País alcance a marca de 15 milhões de televisores vendidos.
De acordo com Lourival Kiçula, presidente-executivo da Eletros, mais de 50% dos televisores comercializados têm tecnologia Full HD e 10% com 3D. “3D não tem atraído a atenção dos consumidores”, observa. Por outro lado, conta, o ginga, software que permite interatividade em TVs que recebem sinal digital, já está presente em 77% das TVs comercializadas. Ele diz que no próximo ano, 100% dos televisores contarão com a tecnologia.

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