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Mercado brasileiro de tablets recupera-se no segundo trimestre

O segundo trimestre do ano foi positivo para o mercado de tablets, que voltou a apresentar taxas de crescimento em relação ao trimestre anterior, de acordo com dados da IDC Brasil. Segundo a consultoria, no período, foram comercializados 860 mil equipamentos, incluindo notebooks 2 em 1 – número 3% superior ao do primeiro trimestre.

Wellington La Falce, analista de mercado da IDC Brasil, aponta que, agora, a expectativa é de que o mercado continue apresentando taxas elevadas nos próximos trimestres, principalmente por conta do Dia das Crianças e do Natal. “O público infantil é o foco dos fabricantes que apostam em modelos cada vez mais personalizados para uma faixa etária que ainda não utiliza o celular. Além disso, a Black Friday também deve vir com bons preços e promoções”, avalia.

De acordo com a IDC, o ticket médio dos tablets, em 2015 era de R$ 428. Neste ano, está em torno de R$ 443. “Com a estabilidade do dólar, os preços devem ficar mais atrativos. Porém, estamos falando de um equipamento que depende muito do câmbio. Então, nossa previsão para este ano é de uma elevação de aproximadamente 17% no valor investido para adquirir o produto”, completa o analista da IDC Brasil.

Quando comparado o segundo trimestre de 2016 com o mesmo período de 2015, o mercado de tablets apresentou queda de 32%. Segundo La Falce, a categoria perdeu espaço para os smartphones com tela grande. “Antes, o tablet de sete polegadas era padrão e os smartphones tinham quatro polegadas. Hoje, os celulares têm telas maiores e se tornaram mais atrativos. Houve canibalização dos tablets, já que não conseguimos mais justificar a compra de dois aparelhos tão similares. Além disso, muitos fabricantes abandonaram o Brasil. Atualmente, apenas três marcas concentram 75% de todo o mercado”.

Em 2016, de acordo com projeções da IDC, devem ser comercializados 4 milhões de dispositivos, ou seja, 30% a menos do que em 2015. Já para 2017, a expectativa é de que a categoria atinja 3,6 milhões de produtos vendidos.

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