Após cinco anos de altas consecutivas, o
mercado de smartphones encerou 2015 em baixa na comparação com 2014, segundo dados da IDC. De acordo com a consultoria foram vendidos pouco mais de 47 milhões de celulares inteligentes entre janeiro e dezembro, queda de 13,4% na comparação com 2014, quando o País chegou à marca de 54.5 milhões de aparelhos vendidos. Ainda de acordo com o levantamento da IDC, os feature phones encerraram o ano em queda de 74%, com 4,2 milhões de unidades comercializadas.
“Foi um ano muito difícil para a economia e até o mercado de smartphones, que apresentava taxas de crescimento positivas nos anos anteriores, acabou impactado, principalmente por conta da alta do dólar. Mesmo com alguns fabricantes nacionais apostando no mercado de celulares, os insumos são importados e, ao longo do ano, foi necessário fazer de três a quatro repasses nos preços dos aparelhos”, conta Leonardo Munin, analista de pesquisa da IDC Brasil.
Embora as vendas tenham sido menores, a receita apresentou crescimento de 1,2%, na comparação com 2014, ajudada pela alta de 17% no ticket médio, que passou de R$ 750, em 2014, para R$ 880 em 2015.
Munin observa que 2013 e 2014 foram anos de popularização do smartphones. Contudo, em 2015, os usuários passaram a investir em aparelhos mais robustos, portanto mais caros. “O aumento na receita foi influenciado por este novo comportamento dos usuários que buscam ter uma segunda experiência com o smartphone.”
O 4º trimestre de 2015 apresentou queda de 32% na comparação com 2014. Foram vendidos 11,6 milhões de celulares inteligentes no País. “Não tínhamos um último trimestre tão fraco desde 2013. Historicamente, o primeiro trimestre é o mais fraco nas vendas. Porém, 2015 foi bem atípico e os meses de janeiro a março tiveram a melhor média do ano”, completa o analista da IDC.
Para 2016, a IDC prevê retração de cerca de 13% do mercado de smartphones, com a venda aproximada de 41 milhões de aparelhos.