Notícias

Melhor relação homem/máquina muda radicalmente o futuro a partir de 2015

A nova tecnologia está ficando mais pessoal. Tão pessoal que avança para a conectividade e a análise de nossos movimentos, nossa saúde,
nosso cérebro e nossos aparelhos de uso diário, como roupas, automóveis.
Lançar mão da geolocalização para aprimorar a experiência do usuário vai mudar a forma de uso da internet, saindo da fase de simples distribuição e disseminação da informação. Os wearables (dispositivos vestíveis) chegam para fortalecer o cenário.
O que veremos em 2015 é uma experiência muito pessoal, provendo recomendações preditivas com base em dados de forma individualizada, que está sendo agrupada embaixo do guarda-chuva “Internet of Me” ou internet personalizada, um dos principais temas da CES 2015.

Na opinião do Gartner, a mudança da relação entre o homem e a máquina, causada pela emergência das empresas digitais, mudará radicalmente o nosso futuro.

“Agora, as máquinas têm, cada vez mais, características humanas para
influenciarem um relacionamento mais personalizado com as pessoas. Em um
futuro próximo, contemplaremos um mundo em que máquinas e humanos serão
colegas de trabalho e, possivelmente, ainda mais dependentes um do
outro”, diz Cassio Dreyfuss, Diretor da Conferência, Vice-Presidente e
Líder de pesquisas do Gartner para o Brasil.

Confira as principais previsões da consultoria para empresas e usuários de TI a partir de 2015.

1) Até 2018, as empresas digitais vão demandar 50% menos
trabalhadores em processos de negócio e 500% mais funcionários nas
empresas digitais do que nos modelos tradicionais.

Panorama de curto prazo: Até o final de 2016, 50% das
iniciativas de transformação digital serão incontroláveis em virtude da
falta de habilidade de gerenciar portfólios, o que levará a uma perda
negativa e mensurável de participação no mercado.

A rápida evolução das mídias sociais e das tecnologias móveis está
mudando o comportamento dos consumidores. Essas tendências de
comportamento e as tecnologias que dão suporte a isso vão mudar
significativamente a forma como vivemos e cuidamos de nossas vidas
diariamente. Por exemplo – as geladeiras vão pedir gêneros alimentícios,
os robôs vão registrar isso e os drones vão entregá-los em nossas
portas, eliminando a necessidade de funcionários nos mercados e
motoristas para fazer as entregas. Esse novo ambiente de empresa digital
vai mudar profundamente os processos de negócio, juntamente com a
demografia dos empregos, e a necessidade de competências mais avançadas
para os consumidores e para os provedores em todas as indústrias.

2) Até 2017, serão lançadas grandes empresas digitais disruptivas, concebidas por um algoritmo de computador.

Panorama de curto prazo: Até 2015, as ofertas públicas
iniciais com maior valor envolverão empresas que combinam mercados
digitais com logística para desafiar ecossistemas de negócios legados e
puramente físicos.

A economia mundial ficou madura para a disrupção digital, conforme
demonstrado por empresas globais como Uber e Airbnb, que estão tirando o
chão dos transportes e dos hotéis, respectivamente. Como tais empresas
exibem os efeitos das redes (ou seja, seu valor aumenta com cada novo
participante), elas tendem a formar monopólios naturais, mas são
desafiadas por todas as complexidades regulatórias e do mercado, o que
as tornam menos receptíveis aos analistas de computação. Nesse meio
tempo, a criação positiva de sucesso em tais modelos – valorização de
dezenas de centenas de bilhões de empresas com menos de cinco anos de
idade – representa uma atração irresistível para o investimento de
capital.

3) Até 2018, o custo total de propriedade das operações de
negócio será reduzido em 50%, por meio de máquinas inteligentes e
serviços industrializados.

Panorama de curto prazo: Até 2015, haverá mais de 40
fornecedores com ofertas de serviços gerenciados disponíveis
comercialmente.

As necessidades dos clientes por produtos e serviços mais rápidos,
baratos e melhores, disponíveis a qualquer hora, em qualquer lugar e
qualquer canal, estão alimentando a revolução da empresa digital. Os
processos de negócio e todas as operações de cadeia de suprimentos
mudarão do paradigma de ‘voltadas ao trabalho’ e ‘viabilizadas pela
tecnologia’, para um modelo ‘voltado ao digital’ e ‘viabilizado para
humanos’.

As máquinas inteligentes não vão substituir os humanos, pois as
pessoas ainda precisam pilotar navios e são críticas para interpretar os
resultados digitais. Portanto, as máquinas inteligentes não vão
substituir o trabalho. Ao invés disso, vão desalojar a complacência, a
ineficiência e vão acrescentar uma tremenda velocidade às operações dos
negócios, melhorando a experiência dos clientes por meio da
simplificação e da automação, além minimizar as intervenções manuais e
permitir que os consumidores se sirvam sozinhos – self-service.

4) Até 2020, a expectativa de vida no mundo desenvolvido vai
aumentar em meio ano em virtude da crescente adoção de tecnologias sem
fio de monitoramento da saúde.

Panorama de curto prazo: Até 2017, os custos dos cuidados com a diabetes serão reduzidos em 10% por meio do uso de smartphones.

Hoje, uma simples pulseira pode monitorar os batimentos cardíacos, a
temperatura e uma série de fatores ambientais. Adesivos (patches) sem
fio de monitoramento do coração, camisetas inteligentes e sensores em
acessórios prometem mais precisão, escolha e conforto para os usuários. A
transmissão sem fio é fácil e clara. Os dados podem ser correlacionados
com grandes repositórios de informações baseados em Nuvem para gerar
ações aprovadas, e via redes sociais obter informações. Os dados de
dispositivos de monitoramento remoto vão oferecer acesso contínuo dos
pacientes aos médicos.

5) Até o fim de 2016, mais de US$2 bilhões de compras on-line serão feitas exclusivamente por assistentes digitais móveis.

Panorama de curto prazo: Até o final de 2015, os
assistentes digitais móveis vão cuidar de processos táticos triviais
como anotar nomes, endereços e informações de cartões de crédito.

Até o final de 2016, decisões mais complexas, como a compra de uma
mochila para volta às aulas ou a escolha de um programa de
entretenimento pessoal – um filme, um jantar, arrumar o carro para um
aniversário – serão coisas fáceis. As compras anuais de assistentes
móveis autônomos vão chegar a US$2 bilhões por ano. Os assistentes
digitais estarão em múltiplas plataformas, mas equipamentos móveis serão
os dispositivos mais acessíveis e adotados para os assistentes
digitais, sendo as aplicações mais relevantes até o fim de 2016.

6) Até 2017, o engajamento dos clientes de mobilidade nos EUA
vai impulsionar o faturamento do comércio móvel local em 50% das
receitas do comércio digital.

Panorama de curto prazo: Em 2015, haverá um interesse
renovado pelos pagamentos móveis, junto a aumento significativo do
comércio móvel (em parte devido à introdução do Apple Pay e esforços
similares dos concorrentes, como o esforço do Google para incentivar a
adoção do Google Wallet).

O poder crescente dos smartphones e tablets e as aplicações
disponíveis para cada um deles, permitem que os consumidores interajam
perfeitamente com as empresas, experiências de comércio e conteúdo em
praticamente todas as fases dos processos de compra. À medida que os
fabricantes de dispositivos e desenvolvedores de aplicações melhorem a
usabilidade e a funcionalidade, e atendam às preocupações dos usuários
com a segurança, os dispositivos serão cada vez mais essenciais para os
clientes.

7) Até 2017, 70% dos modelos de empresa digital bem-sucedidas
vão depender de processos instáveis e projetados para mudar conforme as
necessidades dos clientes.

Panorama de curto prazo: Até o fim de 2015, 5% das
empresas globais vão projetar processos ‘super manobráveis’ que ofereçam
vantagens competitivas.

Como resultado da inovação dos modelos de negócio, alguns processos
serão deliberadamente instáveis, projetados para mudanças e capazes
de se ajustar dinamicamente, de acordo com as necessidades dos clientes.
Eles são vitais por serem ágeis, adaptáveis e ‘super manobráveis’.
Esses processos representam um diferencial competitivo porque podem
fornecer suporte às interações dos clientes, que são imprevisíveis e
exigem uma tomada de decisão específica para permitir a continuidade dos
processos mais amplos e estáveis. Os processos deliberadamente
instáveis vão comandar uma mudança drástica na capacidade das empresas e
seu pessoal de forma mais fluida. A capacidade de mudar rapidamente vai
alavancar os conceitos de liquidez organizacional. Esse enfoque
holístico, que mistura modelo de negócio, processos, tecnologia e
pessoas, vai alimentar o sucesso da empresa digital.

8) Até 2017, 50% dos investimentos em produtos de consumo serão redirecionados para inovações na experiência dos consumidores.

Panorama de curto prazo: Até 2015, mais da metade dos produtos de consumo tradicionais terá extensões digitais nativas.

Em muitas indústrias, a hiperconcorrência desgastou as vantagens de
produtos e serviços tradicionais, fazendo com que a experiência dos
clientes seja o novo campo de batalha. E isto não é menos verdadeiro nos
mercados de produtos de consumo, que enfrentam uma pressão
desproporcional à medida que o acesso dos consumidores às informações de
preços e produtos via pesquisa e canais sociais mina a fidelidade às
marcas. Os concorrentes e as alternativas são abundantes, e a inovação
dos produtos está sujeita a acelerar a comoditização. A inovação da
experiência dos clientes permanece sendo o segredo para uma fidelidade à
marca duradoura.

9) Até 2017, quase 20% dos e-tailers (e-varejistas) de bens
duráveis usarão impressão em 3D (3DP) para criar ofertas de produtos
personalizados.

Panorama do curto prazo: Até 2015, mais de 90% dos
e-tailers de bens duráveis vão buscar ativamente parcerias externas para
dar suporte aos novos modelos de negócio de produtos ‘personalizados’.

A impressão 3D já está causando um profundo impacto em comparação aos
processos de manufatura tradicional existentes. À medida que os
consumidores mostram um apetite cada vez maior para controlar recursos e
capacidades dos produtos, os e-tailers estão reconhecendo que o
potencial de negócios de passar de produtos ‘configuráveis’ para
produtos ‘personalizados’, feitos por encomenda, viabilizou a 3DP. Todas
as categorias de bens duráveis verão a emergência da personalização em
3D. As empresas que organizarem as estratégias antes vão acabar por
definir o espaço nessas categorias. Isso requer uma cultura corporativa
que apoie produtos ‘sem conformidade’, novas capacidades de negócio de
‘concierge’ nas linhas de frente e equipes administrativas com
capacidades operacionais e de TI. Isso vai exigir uma nova agilidade
além da automação rígida dos processos e poderá requerer sistemas de
negócio completamente novos.

10) Até 2020, as empresas de varejo que usam mensagens
dirigidas combinadas aos sistemas internos de posicionamento (IPS) verão
um aumento de 5% nas vendas.

Panorama de curto prazo: Até 2016, haverá um aumento na
quantidade de ofertas dos varejistas voltadas à localização do cliente e
ao tempo gasto na loja.

Cada vez mais, os comerciantes digitais aumentam o foco em propaganda
móvel e analítica avançadas para aproveitar as vantagens apresentadas
pelo crescimento do uso de equipamentos móveis. O contexto tem um papel
cada vez mais central nesses esforços, viabilizando propagandas
altamente direcionadas com base em compras recentes, hábitos de compra,
cidade de residência e interesses.

Mas, entre todos esses dados, a localização atual do cliente está
entre as mais importantes dicas contextuais disponíveis. O mapeamento
está sendo explorado pelos comerciantes digitais, mas ainda é usado de
formas relativamente simples. Porém, recentemente, os sistemas de
posicionamento interno tornaram-se cada vez mais viáveis. Em vez de usar
satélites, esses sistemas usam beacons Bluetooth de baixo consumo e
pontos de acesso wi-fi para determinar a localização de um equipamento
móvel dentro de um edifício, com precisão na faixa de centímetros. O
suporte dos dispositivos móveis mais novos para IPS vai viabilizar dicas
sobre a localização do usuário para envio de propaganda e mensagens
direcionadas, e mapeamento em tempo real para conduzir os clientes não
somente aos lugares das lojas, mas para os próprios produtos específicos

Recent Posts

Pure Storage aposta em mudança de paradigma para gestão de dados corporativos

A Pure Storage está redefinindo sua estratégia de mercado com uma abordagem que abandona o…

2 dias ago

A inteligência artificial é mesmo uma catalisadora de novos unicórnios?

A inteligência artificial (IA) consolidou-se como a principal catalisadora de novos unicórnios no cenário global…

3 dias ago

Finlândia ativa a maior bateria de areia do mundo

À primeira vista, não parece grande coisa. Mas foi na pequena cidade de Pornainen, na…

3 dias ago

Reforma tributária deve elevar custos com mão de obra no setor de tecnologia

O processo de transição previsto na reforma tributária terá ao menos um impacto negativo sobre…

3 dias ago

Relação entre OpenAI e Microsoft entra em clima de tensão, aponta WSJ

O que antes parecia uma aliança estratégica sólida começa a mostrar rachaduras. Segundo reportagem do…

3 dias ago

OpenAI fecha contrato de US$ 200 milhões com Departamento de Defesa dos EUA

O Departamento de Defesa dos Estados Unidos firmou um contrato de US$ 200 milhões com…

3 dias ago