MediaTek tem nova família de chipsets Helio A para impulsionar mercado intermediário de smartphones

A MediaTek lançou  sua linha Helio A, ampliando a família de chipsets cheios de recursos e com alta eficiência energética com o novo SoC (sistema em um chip, da sigla em inglês). O comprometimento da MediaTek com a evolução dos smartphones pode ser visto ao longo da nova série, que tem como missão equipar celulares mais inovadores e eficientes, desenvolvidos para atender à demanda atual do chamado mercado intermediário de consumo.

A MediaTek abriu caminho para os novos equipamentos premium (smartphones com recursos high-end a preços acessíveis) com a expansão de sua família Helio P. Com base no sucesso dos chipsets Helio P20, P22, P23 e P60, a empresa está lançando a série Helio A, que traz um maior número de recursos para os consumidores de equipamentos de alta performance, sem a cobrança de altos valores.

Com uma poderosa performance quad-core, recursos aprimorados de câmera, melhorias de inteligência artificial (IA) e alta eficiência energética, a série Helio A é otimizada para dispositivos que oferecem alto valor agregado, sem abrir mão de tecnologias atuais e recursos avançados.

“A série Helio A dá continuidade à nossa visão de mercado mobile, que é acessível a todos, e na qual os recursos mais avançados não estão limitados a equipamentos high-end. Como temos visto, o crescimento do mercado intermediário continua em forte ritmo e há um interesse contínuo dos consumidores por equipamentos poderosos e com qualidade que ofereçam a eles o melhor valor”, destaca TL Lee, gerente geral da unidade de negócios de comunicação wireless da MediaTek.

“Com o Helio A22, os fabricantes de smartphones podem levar ao mercado equipamentos inovadores, que oferecem ao consumidor experiências de mobilidade sem precedentes para o mercado intermediário, incluindo melhor performance, longa duração de bateria, fotografia avançada e inteligência artificial aprimorada”, completa o executivo.

O Helio A22 foi desenvolvido com a avançada tecnologia de produção de 12nm FinFET, para oferecer alto desempenho com maior eficiência energética. Equipado com a tecnologia CorePilot, da MediaTek, o chipset otimiza a energia para cada tarefa, ampliando a duração de bateria, permitindo aos usuários fazer mais com seus equipamentos. O Helio A22 também traz recursos de inteligência artificial para tirar proveito das extensões do NeuroPilot software development kit (SDK) e aplicações de IA de terceiros.

O novo chipset oferece recursos excepcionais de câmera, levando a fotografia a um novo nível, com melhorias de inteligência artificial. O chipset suporta até configurações de 13+8 megapixels dual-camera a 30 frames per second (FPS) e um modo de câmera individual de até 21 megapixels. Os fabricantes de smartphones podem criar equipamentos com telas maiores com o suporte do Helio A22 a telas 20:9 HD+.

O chipset suporta os mais recentes frameworks de IA, incluindo o Google Android Neural Networks API (Android NNAPI), assim os desenvolvedores podem perfeitamente criar aplicações de IA para equipamentos que utilizem o Helio A22. A conectividade avançada está no coração do novo produto, com um inovador design RF para Bluetooth e Wi-Fi. O chipset traz tanto a tecnologia Cat-4 como Cat-7 4G LTE, para conexão mais rápida, inclui dual 4G SIM com VoLTE e ViLTE, e também suporta LPDDR3 LPDDR4, oferecendo maior flexibilidade.

As melhorias no sistema de localização do Helio A22 oferecem tempo de TTFF 57 % mais rápido, melhoria de 10% na precisão e consumo até 24% inferior, quando comparado com gerações anteriores de chipsets. Com 802.11 ac Wi-Fi, ele também permite maior largura de banda e throughput, o que resulta em uma melhor experiência de usuário para jogos online, multimídia e comunicação. O chipset suporta BT5.0 para maiores distâncias e velocidades na conexão com equipamentos domésticos inteligentes.

A série Helio A está em estágio de produção em larga escala no momento e estará disponível inicialmente na China com o Xiaomi Redmi 6A, equipado com o A22.

Recent Posts

Pure Storage aposta em mudança de paradigma para gestão de dados corporativos

A Pure Storage está redefinindo sua estratégia de mercado com uma abordagem que abandona o…

3 semanas ago

A inteligência artificial é mesmo uma catalisadora de novos unicórnios?

A inteligência artificial (IA) consolidou-se como a principal catalisadora de novos unicórnios no cenário global…

3 semanas ago

Finlândia ativa a maior bateria de areia do mundo

À primeira vista, não parece grande coisa. Mas foi na pequena cidade de Pornainen, na…

3 semanas ago

Reforma tributária deve elevar custos com mão de obra no setor de tecnologia

O processo de transição previsto na reforma tributária terá ao menos um impacto negativo sobre…

3 semanas ago

Relação entre OpenAI e Microsoft entra em clima de tensão, aponta WSJ

O que antes parecia uma aliança estratégica sólida começa a mostrar rachaduras. Segundo reportagem do…

3 semanas ago

OpenAI fecha contrato de US$ 200 milhões com Departamento de Defesa dos EUA

O Departamento de Defesa dos Estados Unidos firmou um contrato de US$ 200 milhões com…

3 semanas ago