Notícias

MEC e BNDES buscam parceiros para inovações em educação

O Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES) e o Ministério da Educação (MEC) formalizam um acordo de cooperação para desenvolver instrumentos de planejamento, investimento, implementação e avaliação de políticas voltadas à educação.

A assinatura do acordo foi realizada na última quinta-feira (22/3) em evento que visa promover uma coalizão para apoiar a inovação e a tecnologia na educação brasileira, em aliança com o setor privado. Estivram presentes o diretor do BNDES, Carlos Alexandre Da Costa; a Secretária Executiva do MEC, Maria Helena Guimarães de Castro, acompanhada pelo Secretário de Educação Básica Rossieli Soares da Silva; além de representantes do MCTIC e da Fundação Lemann, apoiadores da iniciativa.

Costa explica que as ações previstas no acordo poderão trazer um relevante salto de qualidade na educação brasileira, com grande impacto no desenvolvimento. “A parceria está alinhada com a visão do BNDES e sua reflexão estratégica de médio e longo prazo, que define educação como uma das prioridades de atuação do Banco”, diz.

Para acelerar a adoção do programa e a testar modelos mais efetivos de implantação, o as instituições estão estruturando chamada pública para apoiar projetos de redes públicas de ensino, alocando recursos não reembolsáveis para investimentos que contemplem estados e municípios em cada uma das cinco regiões do Brasil. Um dos objetivos é atrair parceiros da iniciativa privada a se engajarem no apoio à futura chamada pública e no incentivo à inovação e tecnologia na educação brasileira.

Educação conectada

Entre os destaques está o Programa de Inovação e Educação Conectada, lançado pelo MEC em novembro do ano passado, para conjugar esforços entre as várias esferas do setor público, escolas, setor empresarial e sociedade civil para assegurar as condições necessárias para a inserção da tecnologia como ferramenta pedagógica nas escolas públicas de educação básica.

O BNDES será responsável por prestar apoio técnico e financeiro, por participar da estruturação e coordenação do monitoramento e da avaliação e, ainda, por modelar, gerir e operacionalizar apoio econômico integrado de entidades privadas e de organizações da sociedade civil visando à adoção do Programa.

Recent Posts

Pure Storage aposta em mudança de paradigma para gestão de dados corporativos

A Pure Storage está redefinindo sua estratégia de mercado com uma abordagem que abandona o…

4 semanas ago

A inteligência artificial é mesmo uma catalisadora de novos unicórnios?

A inteligência artificial (IA) consolidou-se como a principal catalisadora de novos unicórnios no cenário global…

4 semanas ago

Finlândia ativa a maior bateria de areia do mundo

À primeira vista, não parece grande coisa. Mas foi na pequena cidade de Pornainen, na…

4 semanas ago

Reforma tributária deve elevar custos com mão de obra no setor de tecnologia

O processo de transição previsto na reforma tributária terá ao menos um impacto negativo sobre…

4 semanas ago

Relação entre OpenAI e Microsoft entra em clima de tensão, aponta WSJ

O que antes parecia uma aliança estratégica sólida começa a mostrar rachaduras. Segundo reportagem do…

4 semanas ago

OpenAI fecha contrato de US$ 200 milhões com Departamento de Defesa dos EUA

O Departamento de Defesa dos Estados Unidos firmou um contrato de US$ 200 milhões com…

4 semanas ago