O Brasil irá auxiliar no desenvolvimento da plataforma on-line sobre biodiversidade do Equador, país com a maior biodiversidade por quilômetro quadrado do mundo. O País será responsável pela assessoria técnica para que o Instituto Nacional de Biodiversidade do Equador (INB) fortaleça sua capacidade técnico-científica para pesquisa e inovação na gestão da sua biodiversidade.
O Brasil também irá contribuir com sua experiência com a implantação do Sistema de Informação sobre a Biodiversidade Brasileira (SiBBr), lançado em 2014. “Ao implementar o SiBBr, enfrentamos realidades e necessidades muito similares aos desafios enfrentados hoje pelo INB. Na época, contamos com a experiência da Colômbia e do Canadá que nos ajudaram no processo. Agora é a vez do Brasil contribuir com o Equador”, afirma a diretora do SiBBr, Andrea Portela Nunes, que é coordenadora-geral de Gestão de Ecossistemas da Secretaria de Políticas e Programas de Pesquisa e Desenvolvimento do Ministério da Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações (MCTIC).
Ainda de acordo com a executiva, esse tipo de cooperação também beneficia o Brasil no sentido de haver intercâmbio de técnicos, o que possibilita aprimoramento também de iniciativas nacionais de gestão e conhecimento da biodiversidade brasileira.
Técnicos brasileiros vão visitar o INB, em Quito, para avaliar infraestrutura, capacidade técnica da equipe e sustentabilidade financeira do projeto. As informações ajudarão a detalhar o plano de trabalho até junho de 2018, quando termina o acordo. Durante a visita ao Equador, o Brasil também realizará um workshop sobre temas como integração de coleções e monitoramento de dados.
*Com informações do MCTIC
A Pure Storage está redefinindo sua estratégia de mercado com uma abordagem que abandona o…
A inteligência artificial (IA) consolidou-se como a principal catalisadora de novos unicórnios no cenário global…
À primeira vista, não parece grande coisa. Mas foi na pequena cidade de Pornainen, na…
O processo de transição previsto na reforma tributária terá ao menos um impacto negativo sobre…
O que antes parecia uma aliança estratégica sólida começa a mostrar rachaduras. Segundo reportagem do…
O Departamento de Defesa dos Estados Unidos firmou um contrato de US$ 200 milhões com…