Notícias

Marketplaces cresceram mais que média do comércio eletrônico em 2020

A Mirakl, desenvolvedora de uma plataforma SaaS para marketplaces, lançou nesta quarta (3) um relatório sobre esse tipo de comércio eletrônico. O índice mostra que os marketplaces avançaram 81% no quarto trimestre de 2020, mais do que o dobro da taxa de crescimento geral do comércio eletrônico.

Segundo a empresa, os dados utilizados no levantamento representam mais de 60 marketplaces varejistas no mundo, e consideram mais de 50 mil vendedores oferecendo mais de 60 milhões de produtos.

Leia mais: Inovação na pandemia é oportunidade para um terço das PMEs brasileiras

O estudo também mostra que os varejistas que atuam com marketplaces aumentaram em média 46% suas redes de vendedores, enquanto o volume bruto de mercadorias por vendedor subiu 24%. Segundo a Mirakl, isso mostra que os vendedores não canibalizam o crescimento uns dos outros.

“Os dados demonstram claramente que os varejistas podem, por exemplo, aumentar simultaneamente as vendas no marketplace e o tráfego geral do comércio eletrônico, expandindo suas bases de vendedores e de produtos – caindo por terra os temores de canibalização”, diz em comunicado Adrien Nussenbaum, co-fundador e CEO da Mirakl nos EUA.

Mais variedade, mais volume

Segundo o estudo, as necessidades dos compradores se tornaram mais urgentes em 2020. Equipamentos de proteção individual, mantimentos e artigos esportivos ganharam os holofotes e os compradores procuravam produtos prontamente disponíveis. Varejistas que conseguiam suprir essas necessidades saíam na frente.

O índice mostra que os operadores de marketplace estavam preparados para prosperar nesse ambiente, respondendo com um aumento médio de 32% na variedade de produtos ofertados. O resultado foi que eles tiveram um ganho de até 81% no volume bruto de mercadorias vendidas.

Além disso, os marketplaces impulsionaram todo o site de comércio eletrônico dos varejistas, pois aumentam a variedade dos produtos, melhorando também a renovação e a qualidade do conteúdo oferecido. De acordo com o índice, os varejistas que adotaram o modelo de marketplace viram um aumento de 34% no tráfego geral orgânico de seus sites, tirando proveito de uma maior demanda e da maior relevância sem gastar a mais com marketing.

O Enterprise Marketplace Index pode ser baixado (em inglês) nesse site.

Recent Posts

Pure Storage aposta em mudança de paradigma para gestão de dados corporativos

A Pure Storage está redefinindo sua estratégia de mercado com uma abordagem que abandona o…

2 semanas ago

A inteligência artificial é mesmo uma catalisadora de novos unicórnios?

A inteligência artificial (IA) consolidou-se como a principal catalisadora de novos unicórnios no cenário global…

2 semanas ago

Finlândia ativa a maior bateria de areia do mundo

À primeira vista, não parece grande coisa. Mas foi na pequena cidade de Pornainen, na…

2 semanas ago

Reforma tributária deve elevar custos com mão de obra no setor de tecnologia

O processo de transição previsto na reforma tributária terá ao menos um impacto negativo sobre…

2 semanas ago

Relação entre OpenAI e Microsoft entra em clima de tensão, aponta WSJ

O que antes parecia uma aliança estratégica sólida começa a mostrar rachaduras. Segundo reportagem do…

2 semanas ago

OpenAI fecha contrato de US$ 200 milhões com Departamento de Defesa dos EUA

O Departamento de Defesa dos Estados Unidos firmou um contrato de US$ 200 milhões com…

2 semanas ago