Marketing e vendas já lideram uso de IA generativa no mundo corporativo

Levantamento da RTB House indica que 75% dos valores gastos com IA generativa serão nas duas áreas e já mudam os segmentos

Author Photo
9:45 am - 25 de março de 2025
Imagem: Shutterstock

As áreas de marketing e vendas estão entre as mais impactadas globalmente pela inteligência artificial generativa, sendo ambas responsáveis por cerca de 75% do valor gasto com essa tecnologia anualmente – estimado entre US$ 2,6 trilhões e US$ 4,4 trilhões. Ambas lideram o uso da IA generativa no mundo.

É o que indica um estudo divulgado essa semana pela RTB House, o AI Trends: um guia de como a inteligência artificial está moldando o marketing digital. O uso na publicidade digital, com a criação de campanhas com maiores níveis de personalização e segmentação, tem “revolucionado o setor”, indica o levantamento.

Atualmente, 72% das organizações utilizam IA em ao menos uma função do negócio, com as áreas de marketing e vendas liderando o uso regular da IA generativa, citado por 34% das empresas. Entre os principais casos de uso destacam-se o suporte estratégico ao conteúdo de marketing (16%), marketing personalizado (15%) e identificação de leads de vendas (8%).

Leia mais: Desafios ocultos da IA: servidores de GPU para mitigar vieses e reforçar a segurança pública

De acordo com a RTB House, algoritmos avançados de deep learning se mostram até 50% mais eficientes em campanhas de retargeting personalizado, além de serem 41% mais eficazes na recomendação de produtos.

Mas o relatório também traz um alerta: apesar dos ganhos, ainda há desafios a superar no uso de IA. Um levantamento da Twilio citado no estudo revela que 81% das marcas afirmam conhecer profundamente os clientes, mas apenas 46% dos consumidores concordam.

IA generativa e IA composta

O estudo ressalta ainda que o futuro do marketing digital passa por uma combinação entre diferentes modelos de IA, técnica conhecida como IA composta. A abordagem pode resultar em campanhas publicitárias mais precisas e eficazes.

“O futuro será das empresas capazes de combinar diferentes modelos de inteligência artificial, unindo, por exemplo, a precisão analítica da IA preditiva ao potencial criativo da IA generativa”, diz em comunicado André Dylewski, diretor de desenvolvimento de negócios da RTB House para a América Latina.

Siga o IT Forum no LinkedIn e fique por dentro de todas as notícias!

Author Photo
Redação

A redação contempla textos de caráter informativo produzidos pela equipe de jornalistas do IT Forum.

Author Photo

Newsletter de tecnologia para você

Os melhores conteúdos do IT Forum na sua caixa de entrada.