Mark Hurd reforça compromisso da Oracle com América Latina

Ainda que o mercado na América Latina sinalize instabilidade econômica em 2015, a Oracle não vai reduzir os investimentos na região. É o que garante Mark Hurd, CEO da empresa. Em visita ao Brasil, o executivo reforçou o compromisso da fabricante em solo nacional e nos países vizinhos. “O mercado é muito atraente e isso não é novidade. Por isso, temos uma estratégia agressiva para a América Latina”, diz.
Segundo ele, nos últimos anos, a Oracle investiu mais recursos e energia na região e nenhuma possível incerteza econômica vai mudar o direcionamento da empresa. “Fiz algo há alguns anos que muitos consideraram loucura. Quando a Europa mostrava sinais de crise, decidi investir no continente e nós crescemos muito. Quando o mercado não vai bem, a melhor estratégia não é reduzir os investimentos. Deve ser o contrário”, pontua.
Hurd lembra que no Brasil a Oracle vai inaugurar um data center em 2015, compromisso estabelecido durante sua última visita ao País, no final de 2013. Essa iniciativa, prossegue, vai fortalecer o posicionamento da fabricante em cloud computing. “Temos as três camadas de cloud: Software como Serviço (SaaS), Plataforma como Serviço (PaaS) e Infraestrutura como Serviço (IaaS). Não acredito que as companhias terão dez provedores de nuvem em razão da complexidade de gerenciamento e não vejo nenhum competidor com o casamento de ofertas como a nossa”, desafia.
Sobre IaaS, o executivo lembra que embora não seja o coração da oferta de cloud da Oracle, a modalidade torna-se conveniente para os clientes que buscam o pacote PaaS e SaaS. “Infraestrutura como serviço é um mercado comodotizado e não queremos ofertá-lo de forma isolada”, explica. Segundo ele, a Oracle é diferente da Amazon Web Services (AWS) justamente porque integra outros produtos como ERP, Java e banco de dados.
A jornada para a nuvem da Oracle ganhou reforço neste ano, algo que para Hurd é crítico, já que as organizações buscam simplicidade, reduzir custos e inovar ao mesmo tempo. “Trabalhamos com nossos clientes para que eles cheguem a um outro nível em suas estratégias”, observa.