Malware Locjky avança na América Latina

Entre julho e dezembro de 2016, a Unit 42, centro de pesquisas de ameaças da Palo Alto Networks, observou cerca de 530 mil sessões únicas de malware desconhecido em toda América Latina, com ênfase no México, Brasil, Colombia, Argentina. Foram mais de 37 mil amostras analisadas e, durante o período, 89% do malware analisado foi entregue por e-mail phishing, seguidos de simples navegação na web por usuários, com destaque para o formato variante de ransomware conhecido como Locky.

O Locky foi descoberto em fevereiro de 2016 e apresenta risco por utilizar Infraestrutura de Chaves Públicas (ICP) para criptografia e está evoluindo constantemente para driblar os controles de segurança.

O avanço dos números serge em meio ao crescimento de usuários de internet na América Latina, que superou recentemente a América do Norte. Nos últimos anos, a região registrou um aumento no número de usuários online – de 237 milhões em 2015 para 260 milhões registrados em 2016 pela Forbes – e, , com isso, ocorreu uma expansão semelhante nos desafios que acompanham esse crescimento – o que chamou a atenção dos cibercriminosos para os países locais.

O estudo apontou que o México foi o mais prejudicado no segundo semestre do ano passado, com 54% dos ataques concentrados no país. Em seguida vem o Brasil, atingindo a marca de 31%, com destaque para o Locky, que gerou mais de 70% de toda atividade maliciosa no território. Além do Locky, a Unit 42 também observou a atividade de uma campanha chamada Distribuição CerberSage, que utiliza documentos maliciosos do Office para entregar não apenas Locky, mas também outro dois tipos de ransomware, Cerber e Sage.

O Cerber trata-se de um ransomware atualizado regularmente e com uma taxa elevada do sucesso em criptografar hosts. Já o Sage é um ransomware mais novo com comportamento semelhante a outros como Locky ou Cerber, mas consegue geolocalizar a vítima e adicionar um mecanismo de persistência para que a infecção começe toda vez que o usuário faz logon no Windows.

Recent Posts

Pure Storage aposta em mudança de paradigma para gestão de dados corporativos

A Pure Storage está redefinindo sua estratégia de mercado com uma abordagem que abandona o…

4 semanas ago

A inteligência artificial é mesmo uma catalisadora de novos unicórnios?

A inteligência artificial (IA) consolidou-se como a principal catalisadora de novos unicórnios no cenário global…

4 semanas ago

Finlândia ativa a maior bateria de areia do mundo

À primeira vista, não parece grande coisa. Mas foi na pequena cidade de Pornainen, na…

4 semanas ago

Reforma tributária deve elevar custos com mão de obra no setor de tecnologia

O processo de transição previsto na reforma tributária terá ao menos um impacto negativo sobre…

4 semanas ago

Relação entre OpenAI e Microsoft entra em clima de tensão, aponta WSJ

O que antes parecia uma aliança estratégica sólida começa a mostrar rachaduras. Segundo reportagem do…

4 semanas ago

OpenAI fecha contrato de US$ 200 milhões com Departamento de Defesa dos EUA

O Departamento de Defesa dos Estados Unidos firmou um contrato de US$ 200 milhões com…

4 semanas ago