Mais da metade das pessoas não clica nos resultados do que pesquisam do Google
Segundo levantamento da Semrush, comportamento indica que internautas obtêm as informações que buscam logo na primeira página de resultados

Uma pesquisa da Semrush descobriu que 57% dos usuários de celulares e 53% de computadores não clicam em links quando realizam buscas no Google. Na análise do estudo, isso acontece porque muitas pessoas utilizam o Google como dicionário. Ou seja, apenas uma consulta superficial basta.
Se o usuário perguntar para a plataforma, por exemplo, “quando será o primeiro jogo do Brasil na Copa do Mundo”, a resposta estará na própria página da pesquisa, não exigindo do usuário clicar em nenhum link para obter aquela informação.
Na visão de Erich Casagrande, Líder de Marketing da Semrush no Brasil, os sites que dependem de tráfego não devem se assustar com esse percentual, mas encontrar uma oportunidade na situação: “Se tantos usuários pesquisam no Google e não clicam nos links, é uma chance de analisarmos quais buscas podem estar relacionadas ao nosso negócio e entregar conteúdo relevante para atender essa intenção”.
Apesar desse cenário, o levantamento aponta que os cliques orgânicos ainda dominam os comportamentos dos usuários.
A plataforma também observou que, tanto em desktops quanto em dispositivos móveis, mais da metade dos internautas demora menos de 10 segundos para fazer alguma ação na página de buscas. Isso pode significar que eles encontraram a resposta que estavam procurando ou decidiram refazer a pesquisa.
Para Casagrande, apesar de muitas pessoas refazerem suas buscas do Google, a agilidade dos usuários para realizarem uma nova ação prova a funcionalidade visual das páginas de pesquisa: “As pessoas não estão gastando muito tempo analisando os resultados, mas tomando decisões para chegarem rapidamente onde desejam, mesmo que isso inclua mudar a forma da sua busca. É preciso entender logo que o usuário não vai esperar para encontrar o que busca, ele quer respostas e experiências rápidas ”.
Para produzir o estudo, a Semrush utilizou uma amostra anônima de dados de 20.000 usuários entre desktop e dispositivos móveis, sendo um total de 609.809 consultas de pesquisa (308.978 no computador e 146.390 no celular).