Maioria das empresas que utiliza computador já oferece acesso remoto aos funcionários

Setenta e quatro por cento das empresas que utilizam computador já oferece alguma forma de acesso remoto aos funcionários, compreendendo ações como acesso ao e-mail corporativo (56%), ao sistema de computadores (56%) e pastas e arquivos das empresas (49%). É o que mostra pesquisa realizada pelo Comitê Gestor da Internet no Brasil (CGI.br), por meio do Centro Regional de Estudos para o Desenvolvimento da Sociedade da Informação (Cetic.br), do Núcleo de Informação e Coordenação do Ponto BR (NIC.br).
O levantamento TIC Empresas 2014, ouviu 7.198 companhias que representam 11 diferentes setores da economia, e identificou que as ferramentas remotas estão disponíveis em maior proporção para os executivos ou diretores (91%) e para os profissionais de TI (85%), em comparação às demais pessoas ocupadas (57%) da empresa.
Em relação à mobilidade, o estudo mostrou que entre as empresas que utilizam computador, 71% contam com computadores portáteis e 22% com tablets. Em 2011, 13% das organizações utilizavam tablets. A pesquisa também verificou que 78% das empresas possuem uma rede local sem fio e 72% utilizaram celular corporativo.
Sobre a presença na web, 62% das empresas que tem acesso à internet, declararam possuir um website – entre as grandes (com mais de 250 pessoas ocupadas), essa proporção é de 86%. Já a proporção das que adotaram as redes sociais segue em crescimento: 45% delas possuem perfil próprio, enquanto em 2012 apenas 36% das companhias reportaram manter perfil nesses canais.
No que diz respeito às capacidades e habilidades, verificou-se que entre os pequenos e médias negócios apenas 39% contam com área ou um departamento de Tecnologia da Informação (TI). Entre as grandes empresas, no entanto, esse percentual chega a 89%. A TIC Empresas 2014 constatou ainda que, entre as empresas que usam computador, 30% introduziram softwares novos e 24% das companhias utilizaram softwares desenvolvidos pela própria empresa.
Provedores de TIC
O levantamento também analisou os provedores de TIC no Brasil. A pesquisa TIC Provedores 2014 identificou que os provedores de serviços de web atuam, em sua maioria, na região Sudeste (43%), seguido pela região Sul (31%), Nordeste (21%), Centro-Oeste (15%) e Norte (9%).
A presença na Região Sul apresentou crescimento de oito pontos percentuais em relação ao primeiro levantamento, realizado em 2011. A TIC Provedores 2014 registrou ainda aumento na densidade de provedores por habitante, com destaque para a região Norte, que passou de 0,76 para 1,12 provedores a cada 100 mil habitantes. De forma geral, 45% das empresas atendem até três municípios, enquanto 22% atendem mais de dez.
Sobre as velocidades de conexão, as mais ofertadas estão na faixa de 1Mbps a 10 Mbps – serviço oferecido por 94% das empresas. Somente 9% dos provedores oferecem velocidades entre 100 Mbps e 1 Gbps aos seus clientes, enquanto 89% deles ofertam conexão de 128 Kbps a 1 Mbps. As empresas que ofertam as velocidades mais baixas concentram-se na região Norte onde 95% dos provedores oferecem velocidades de 128 Kbps a 1 Mbps.
Além disso, o levantamento indica que 70% dos provedores possuem sistemas autônomos. A pesquisa TIC Provedores 2014 revela ainda que 28% das empresas participam de um ponto de troca de tráfego (PTT), sendo a melhoria da qualidade dos serviços de internet (citada por 88% das empresas), a redução do custo do tráfego (79%) e a melhoria da organização do tráfego da Internet local (73%) as principais justificativas para a participação nos PTTs.