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Magazine Luiza, Rocket Internet e Vtex ampliam negócios ao apostar as fichas em cloud

A nuvem deixou de ser tendência e já é realidade para muitas empresas. Esse é o caso das brasileiras Magazine Luiza Vtex, companhia de infraestrutura de e-commerce, e da alemã Rocket Internet, especializada em startups de internet. Há alguns anos, essas organizações iniciaram suas apostas no modelo e colhem agora os benefícios da estratégia. 

A varejista Magazine Luiza começou a enxergar o potencial da nuvem em meados de 2012, quando criou a Luiza Labs, negócio de tecnologia oriundo da área de pesquisa e desenvolvimento da empresa. André Fatala, gerente de P&D do Magazine Luiza, explica que o primeiro projeto da unidade totalmente baseado em nuvem da Amazon Web Services (AWS) foi o site móvel, seguido do social commerce batizado de Magazine Você que permite a criação de lojas de e-commerce baseadas nos produtos do Magazine Luiza. “Desenvolvemos o Magazine Você em quatro meses e hoje são 160 mil pessoas vendendo produtos”, contabiliza. 

De lá para cá, a área desenvolveu centenas de projetos e cresceu de duas pessoas para 75. Somente em 2015, até o momento, foram 30 projetos desenvolvidos, todos na nuvem, sendo o mais recente deles a plataforma de pagamento. “Claramente, a cloud nos permitiu crescer. Não queremos nos preocupar com infraestrutura e assim focamos na evolução de nossos produtos”, explicou o executivo para a quem a AWS é mais do que um fornecedor, mas sim um parceiro. 

Com o Black Friday chegando, Fatala relata que o Magazine Luiza já está pronto para a data, graças à nuvem. “Estamos nos preparando para a ocasião desde agosto e nossa estratégia não é ser porteiro, ou seja, limitar os acesso. Nossa aplicação vai escalar para atender a todos”, relata.

Nos últimos anos, Fatala conta que os grandes focos da área têm sido mobilidade e big data e que nesse cenário a nuvem tem contribuído sobremaneira. “Fazemos, por exemplo, análises para as áreas de negócios e conseguimos personalizar o atendimento, algo muito parecido com o que faz a amazon.com.”

Expansão 
Com cerca de 200 clientes no Brasil, a Vtex iniciou parceira com a AWS em 2012 e, hoje, 95% de sua infraestrutura está na nuvem. A empresa, que atende 13 países na América Latina, tem na cloud a base de seu negócio que atende os maiores varejistas da região.

“Nossos negócios somente são possíveis em razão AWS, que nos possibilita alcance global”, afirma Mariano Faria, coCEO da Vtex. Segundo ele, atualmente, 35% dos negócios já são de fora do Brasil e a expectativa é de crescimento acelerado. A Argentina, prossegue, é o páis com maior faturamento fora do Brasil.

E por que a escolha da AWS? “Há algumas semanas Satya Nadella [CEO da Microsoft] me fez essa pergunta e eu respondi: porque eles têm níveis de serviços e códigos que a Microsoft ainda não tem”, comenta, completando que como a AWS foca em serviços de base estrutural e com isso a Vtex pode economizar tempo na construção das camadas de cima.

A agilidade da nuvem e a base da AWS faz com que a Vtex seja mais competitiva do que outras empresas, acredita o executivo, e entregue projetos mais rapidamente. Para se ter uma ideia, o go to market de um projeto da companhia é de quatro meses. “As companhias enxergam isso. A Sony, por exemplo, nos contratou para um projeto em seis países da América Latina”, diz. Para o próximo ano, Faria relata que a ideia da organização é ampliar os horizontes, muito em função da nuvem. “Vamos ter presença no Canadá e outro lugar do mundo, ainda em definição”, adianta.

Base do negócio
Na Rocket Internet, a nuvem é a base do negócio. Atualmente, a empresa tem dez startups em seu portfólio de investimento no Brasil, como Dafiti, Easy Taxi, ClickBus e hellofood, todos essencialmente baseados em cloud. 

Fabricio Pettena, COO da Rocket Internet, aponta que atualmente a empresa tem centenas, podendo chegar até a milhares, de servidores na AWS. “Existe uma vantagem competitiva grande com o modelo. Conseguimos escalar à medida que fomos para a nuvem e suportar o triplo de startups com o mesmo número de headcounts”, detalha.

*A jornalista viajou a Las Vegas (EUA) a convite da AWS

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