Localiza lança chatbot via Facebook Messenger para agilizar reservas

A rede de aluguel de carros Localiza lançou uma ferramenta de chatbot para agilizar e facilitar os processos de reservas de veículos. O “Chatbot da Localiza” funciona por meio do Facebook Messenger, ferramenta de chat do Facebook, na página oficial da empresa para realizar uma reserva da mesma forma que realizada via site.

A solução foi idealizada pela Take, empresa que atua no mercado mobile e criadora da plataforma BLiP – que permite desenvolver chatbots. Todas as informações do chatbot são extraídas do sistema da empresa via API.

Rodrigo Sales, responsável pela área de marketing digital da Localiza, comenta que em todas as funcionalidades, o cliente está em contato com um atendente virtual com opções pré-determinadas de atendimento e resposta. “Quando o usuário opta por falar com o atendente, ele desativa o assistente virtual e ativa o atendimento com um profissional da Localiza. Todas as ações são pensadas para agilizar e melhorar o relacionamento e a experiência do cliente”, afirma.

Segundo o CEO e co-fundador da Take, Roberto Oliveira, tudo que pode ser feito hoje por meio de uma conversa telefônica, ou com o uso de um aplicativo, poderá ser feito por meio de conversas multimídia com contatos inteligentes dentro das aplicações de mensagens. “Automatizar esse atendimento é importante para trazer agilidade, mas a conversa com um robô também pode ser frustrante. Por isso, mais do que construir um bot, é preciso preparar muito bem o chat”, explica.

Na opção “Reservar Carro”, o cliente pode escolher local, data e hora da retirada e devolução do veículo, tipo do carro escolhido, seguro, itens adicionais e dados do cliente. Já na “Alterar Reserva” o cliente usa seu código da reserva para mudar detalhes do serviço. Outra opção disponível é “Cancelar Reserva”, onde é possível desistir do serviço de maneira simples, utilizando o código de reserva.

Recent Posts

Pure Storage aposta em mudança de paradigma para gestão de dados corporativos

A Pure Storage está redefinindo sua estratégia de mercado com uma abordagem que abandona o…

17 horas ago

A inteligência artificial é mesmo uma catalisadora de novos unicórnios?

A inteligência artificial (IA) consolidou-se como a principal catalisadora de novos unicórnios no cenário global…

1 dia ago

Finlândia ativa a maior bateria de areia do mundo

À primeira vista, não parece grande coisa. Mas foi na pequena cidade de Pornainen, na…

1 dia ago

Reforma tributária deve elevar custos com mão de obra no setor de tecnologia

O processo de transição previsto na reforma tributária terá ao menos um impacto negativo sobre…

1 dia ago

Relação entre OpenAI e Microsoft entra em clima de tensão, aponta WSJ

O que antes parecia uma aliança estratégica sólida começa a mostrar rachaduras. Segundo reportagem do…

2 dias ago

OpenAI fecha contrato de US$ 200 milhões com Departamento de Defesa dos EUA

O Departamento de Defesa dos Estados Unidos firmou um contrato de US$ 200 milhões com…

2 dias ago