Categories: Notícias

Líderes de TI precisam de uma abordagem mais ágil para apoio ao marketing

A maioria das iniciativas de adoção de tecnologias no marketing exigirá uma nova abordagem da TI focada em agilidade, em vez de segurança e precisão, de acordo com constatação recente do Gartner. O instituto de pesquisas prevê que, até 2018, apenas 25% dos líderes de TI que suportam o marketing irão conduzir suas estratégias dessa forma.
Kimberly Collins, vice-presidente de pesquisas do Gartner, nota que o marketing sempre foi focado em inovação e diferencial competitivo. “Contudo, novas forças como mobilidade, big data e internet das coisas abriram uma infinidade de ideias e oportunidades. Com isso, velocidade é vital para testar novas ideias e inovações para manter o ritmo com as mudanças do mercado”, afirmou. Por isso, segundo ele, o ritmo de oferta de novas soluções, ou suporte às existentes, deve ser a mesma.
E o que isso significa na prática? Que os líderes de TI precisam fornecer um ambiente de TI no qual o pessoal de marketing possa testar e experimentar novas ideias e inovações enquanto continua a fornecer governança de TI e suporte.
O Gartner listou ainda outras três tendências que vão balizar o relacionamento do CIO e do marketing nos próximos anos. Confira a seguir:
1. Em 2018, TI será envolvida em 50% das decisões de aplicações de marketing social. Hoje, número é de 30%
Historicamente, tecnologias de marketing social e decisões estratégicas têm sido geridas e orçamentadas pelo marketing. Nos próximos três meses, no entanto, como o marketing expandindo suas operações de mídia social para toda a organização, TI terá mais presença na decisão.
2. Até 2019, 90% dos fornecedores de aplicativos de marketing não terão uma solução para o segmento totalmente integrada
Como resultado do rápido crescimento do investimento em tecnologia de marketing, grandes fornecedores estão adquirindo empresas de médio e pequeno portes para diversas atividades.
No entanto, muitas dessas aquisições permanecerão em silos e divisões separadas, mostrando integração limitada e uma variedade de diferentes modelos de implantação e de preços. Muitos desses vendedores tentarão contornar a TI e vender diretamente ao marketing, que pode não estar ciente dessas questões e seus impactos sobre preços, modelos de implementação e integração. É, portanto, importante que líderes de estejam envolvidos no processo.
3. Em 2019, mais de 50% das implementações de soluções para gerenciamento de recursos de marketing (MRM, na sigla em inglês) incluirão gestão financeira, ante os 25% de hoje
Social, mobilidade e big data estão influenciando de forma significativa o marketing e gerando mais oportunidades do que nunca para que a área conheça e se envolva com o cliente. No entanto, os orçamentos de marketing não estão crescendo no mesmo ritmo que as formas de se comunicar com os clientes.
Portanto, alocar e otimizar os orçamentos com base na comercialização de métricas de desempenho é mais importante do que nunca. A agilidade necessária para injetar dinheiro em tempo real faz da gestão financeira requisito fundamental para adoção de MRM.

Recent Posts

Pure Storage aposta em mudança de paradigma para gestão de dados corporativos

A Pure Storage está redefinindo sua estratégia de mercado com uma abordagem que abandona o…

2 semanas ago

A inteligência artificial é mesmo uma catalisadora de novos unicórnios?

A inteligência artificial (IA) consolidou-se como a principal catalisadora de novos unicórnios no cenário global…

2 semanas ago

Finlândia ativa a maior bateria de areia do mundo

À primeira vista, não parece grande coisa. Mas foi na pequena cidade de Pornainen, na…

2 semanas ago

Reforma tributária deve elevar custos com mão de obra no setor de tecnologia

O processo de transição previsto na reforma tributária terá ao menos um impacto negativo sobre…

2 semanas ago

Relação entre OpenAI e Microsoft entra em clima de tensão, aponta WSJ

O que antes parecia uma aliança estratégica sólida começa a mostrar rachaduras. Segundo reportagem do…

2 semanas ago

OpenAI fecha contrato de US$ 200 milhões com Departamento de Defesa dos EUA

O Departamento de Defesa dos Estados Unidos firmou um contrato de US$ 200 milhões com…

2 semanas ago