Líderes de TI devem levar o digital para o core dos negócios

Todo início de ano, as pessoas fazem suas listas com resoluções para os próximos meses. Mark Raskino, vice-presidente e sócio do Gartner, aconselha que os executivos também façam listas profissionais com objetivos para 2016 e o item principal, em sua visão é: em 2016, leve o digital para o core dos negócios.
Por ‘core’, ele quer dizer no coração de seus produtos e serviços. “Use as tecnologias da era da internet para reinventar o que sua organização faz”, ensina.
Ele lembra que marketing digital, e-commerce, e-procurement, dinâmica de gestão da cadeia de suprimentos, portais colaborativos e mobilidade tiveram grande impacto nas empresas. Mas eles não reinventaram o ‘core’. Isso é muitas vezes, a última e mais importante etapa.
Os bancos se tornaram on-line para fornecer aos clientes acesso à conta. A diferença hoje é que eles estão começando a reinventar seus modelos de negócios a partir do digital. Companhias de carros estão planejando reinventar o transporte pessoal, com veículos autônomos.
“Entramos agora na fase de reinvenção da internet”, alerta o analista. Cada produto e cada serviço será digitalmente ‘remasterizado’, segundo ele, levando empresas para um nível completamente novo de capacidade e desempenho. “É algo que você tem a oportunidade de fazer parte. Então, não deixe 2016 ser apenas mais um ano superficial sobre os velhos modelos de negócios, produtos e serviços. Leve o digital para o núcleo dos negócios”, finaliza.