Stewart Butterfield anuncia que está deixando o cargo de CEO do Slack

Menos de uma semana depois que Bret Taylor, co-CEO da Salesforce, anunciou saída, fundador do Slack também decidiu deixar a empresa

Author Photo
12:25 pm - 07 de dezembro de 2022
Imagem: Divulgação/Slack

O CEO do Slack, Stewart Butterfield, anunciou que deixará a empresa em janeiro. A notícia chega menos de uma semana depois que o co-CEO da Salesforce, Bret Taylor, disse que deixaria a empresa no final do trimestre fiscal.

A Salesforce adquiriu o Slack em 2020 por US$ 27 bilhões, em um negócio em que Taylor desempenhou um papel fundamental.

A notícia foi relatada pela primeira vez pelo Business Insider e posteriormente confirmada pelo Slack. Na mensagem interna publicada pela Business Insider, Butterfield disse que as duas saídas não estavam relacionadas. O planejamento está em andamento há vários meses! Só um momento estranho.

Butterfield também disse que Tamar Yehoshua, Diretor de Produtos, e Jonathan Prince, Vice-Presidente Sênior de Marketing, Marca e Comunicações do Slack, deixariam a empresa.

Um comunicado enviado por um porta-voz da empresa disse: “Stewart é um líder incrível que criou no Slack uma empresa incrível e amada. Ele ajudou a liderar a integração bem-sucedida do Slack na Salesforce e, hoje, o Slack está integrado à plataforma Salesforce Customer 360”.

Embora o único CEO da Salesforce, Marc Benioff, ainda não tenha anunciado se planeja substituir Taylor por um novo co-CEO, uma sucessora de Butterfield já foi nomeada. Lidiane Jones, que foi Vice-Presidente Executiva e Gerente Geral de Nuvens de Experiências Digitais na Salesforce, assumirá o cargo no novo ano.

A declaração da Salesforce também disse que Butterfield foi fundamental na escolha de Jones como a próxima CEO do Slack. “Estamos gratos por Stewart e empolgados por Lidiane enquanto ela assume as rédeas do Slack”, dizia.

“Lidiane é muito respeitada e aproxima ainda mais o Slack da Salesforce em termos de integração em várias áreas de produtos”, disse Jason Wong, Analista do Gartner, acrescentando que está claro que a Salesforce está levando o Slack a uma direção mais alinhada para estender e habilitar sua plataforma Customer 360, em vez de promover o Slack como uma plataforma geral de produtividade.

Fundado em 2013, o Slack não foi o primeiro empreendimento empresarial de Butterfield. Nove anos antes, ele havia fundado o site de compartilhamento de fotos Flickr, antes de vendê-lo para o Yahoo, em 2005. A popularidade do Slack acabou levando a plataforma de mensagens a se tornar pública em 2019, antes de ser comprada pela Salesforce.

Wong observa que, como Butterfield e Taylor estavam conduzindo a visão de uma combinação de Slack e Salesforce, suas saídas poderiam causar alguma turbulência enquanto novos executivos moldassem suas próprias estratégias. No entanto, ele disse que o desempenho comercial do Slack superou as próprias expectativas da Salesforce, crescendo mais de 40% ano a ano no último trimestre fiscal da empresa.

Dado o que ele descreve como o “desempenho de destaque” do Slack, Wong disse que é improvável que Benioff faça grandes mudanças de liderança em resposta às renúncias, concentrando-se no desempenho fiscal do quarto trimestre, dados os ventos econômicos contrários nos últimos dois trimestres.

Newsletter de tecnologia para você

Os melhores conteúdos do IT Forum na sua caixa de entrada.

 

Pular para a barra de ferramentas