Lições de design de software: como construir soluções atraentes e de qualidade?

Conforme as pessoas levam diferentes expectativas para o mercado de trabalho, novas experiências estão se tornando críticas para competir. Essa é a opinião de Etan Lightstone, diretor de design UX da New Relic.
Em artigo para o Tech Crunch, o executivo relatou que enquanto a maioria dos fabricantes de software está cada vez mais consciente dessa verdade, o desafio hoje é como efetivamente fazer a transição para a construção de softwares de qualidade.
Para ele, um designer sem um engenheiro é uma galeria de arte, e um engenheiro sem um designer é uma vaga em um estacionamento. Por isso, balancear perspectivas e ideias de designers e engenheiros é vital. Em vez de ter designers em um projeto somente no início ou no fim, eles precisam trabalhar em estreita colaboração com os engenheiros ao longo do caminho para alinhar corretamente as capacidades de design e engenharia.
Designers devem compartilhar a definição do produto com os gerentes de produto e ajudar a realizar um equilíbrio. Designers devem levar sua perspectiva de design, com foco em usabilidade, workflow, e uma boa reação emocional de clientes. Os líderes do produto devem prover sua perspectiva de negócios, com aumento no lucro e na participação de mercado.
Lightstone ensina que é fundamental utilizar os padrões de design certos, e de forma iterativa testar aplicações para criar uma experiência diferenciada para o usuário. Torná-las fácil de usar para que as pessoas não cometam erros que levam à frustração é outra dica importante.
Ele conta ainda que é imperativo estabelecer uma conexão emocional com os clientes. Encantar as pessoas com uma animação inteligente em um gráfico, um indicador útil, por exemplo.
Para testar a aplicabilidade do software, o executivo aconselha que em cada sprint de desenvolvimento, se estabeleçam grupos de clientes para avaliar o produto e ajudar a avaliar sua usabilidade. No início do processo, mesmo antes de o produto estar totalmente pronto é interessante testar diferentes protótipos para identificar quais têm a melhor reação.
Na visão do executivo, talvez o maior desafio seja tornar a interface do usuário simples o suficiente. Para manter esse equilíbrio, você tem de pesar cuidadosamente o feedback que recebe e às vezes evitar sugestões aparentemente válidas.
Lightstone acredita que seguir as melhores práticas, alinhamento com outras áreas, colaboração em tempo real com os clientes, e ciar experiências de usuários que surpreendem e encantem irão ajudar as empresas a construir softwares que vão contribuir para aprimorar a vantagem competitiva em um mundo cada vez mais relacionado a software.