Imagem: Shutterstock
Em entrevista ao programa A Voz do Brasil, o ministro das Comunicações, Fábio Faria, afirmou que o leilão do 5G no país deverá ocorrer até o meio do ano. O edital aprovado pelo conselho da Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel) está sendo finalizado e deve chegar ao Tribunal de Contas da União (TCU) essa semana.
“Em junho ou julho, no máximo, estaremos realizando o leilão do 5G no Brasil”, disse o ministro. Apesar da promessa, o TCU tem 150 dias para analisar o edital vindo da Anatel – embora tenha se comprometido a fazê-lo em 60, segundo o ministro. A agência reguladora deve levar mais 40 dias para fazer as últimas adequações antes do leilão.
Leia mais: Leilão do 5G no Brasil: estamos atrasados ou chegaremos a tempo?
O ministro fez questão de ressaltar que o edital prevê a instalação do chamado 5G standalone, que prevê a instalação de equipamentos de nova geração desde o princípio e prometem maior qualidade de conexão em todas as capitais brasileiras até junho de 2022. Soluções híbridas, ou non-standalone, serão ofertadas antes dessa data.
Segundo Faria, a Internet das Coisas (IoT) só estará amplamente disponível com a rede standalone em 2022, e possibilitará procedimentos médicos à distância, sistemas de direção autônoma de carros e outras tecnologias de automação que exijam baixa latência.
* com informações da Agência Brasil e do portal Convergência Digital
A Pure Storage está redefinindo sua estratégia de mercado com uma abordagem que abandona o…
A inteligência artificial (IA) consolidou-se como a principal catalisadora de novos unicórnios no cenário global…
À primeira vista, não parece grande coisa. Mas foi na pequena cidade de Pornainen, na…
O processo de transição previsto na reforma tributária terá ao menos um impacto negativo sobre…
O que antes parecia uma aliança estratégica sólida começa a mostrar rachaduras. Segundo reportagem do…
O Departamento de Defesa dos Estados Unidos firmou um contrato de US$ 200 milhões com…