Mesmo com o sistema Pix ainda há mais de um mês de ser lançado já é preciso ter cuidado. De acordo com especialistas da Kaspersky, existe uma campanha de phishing solicitando o pré-cadastro para o sistema. O objetivo seria coletar dados bancários e pessoais, como senhas de conta, celular e CPF, para que os golpistas possam ter acesso a uma futura conta Pix da vítima e, assim, efetuar transações em seu nome.
“O e-mail que identificamos usava o nome de um banco popular e trazia um link para que o usuário fizesse o cadastro na conta Pix. O link em questão era direcionado a um site falso que simulava o banco e pedia que a vítima inserisse a sua senha bancária, além do número do celular e do CPF, que serão usados como chaves de identificação dentro do PIX”, explica Fabio Assolini, analista sênior de cibersegurança da Kaspersky. “Recomendamos que as pessoas que queiram cadastrar as suas chaves procurem diretamente a página da instituição. Tenham cuidado com os convites de pré-cadastro recebidos, pois eles podem ser falsos”, alerta.
Leia também: Oxigênio Aceleradora escolhe 10 startups para novo ciclo de mentoria
Para se proteger dos ataques de phishing financeiros, especialistas aconselham que os usuários tomem algumas precauções:
A Pure Storage está redefinindo sua estratégia de mercado com uma abordagem que abandona o…
A inteligência artificial (IA) consolidou-se como a principal catalisadora de novos unicórnios no cenário global…
À primeira vista, não parece grande coisa. Mas foi na pequena cidade de Pornainen, na…
O processo de transição previsto na reforma tributária terá ao menos um impacto negativo sobre…
O que antes parecia uma aliança estratégica sólida começa a mostrar rachaduras. Segundo reportagem do…
O Departamento de Defesa dos Estados Unidos firmou um contrato de US$ 200 milhões com…