A especialista em soluções para cibersegurança Eset rastreou um Trojan (Cavalo de Troia) que usa uma falsa versão do jogo FrontLine Commando D-Day para Android, com o intuito de ter controle do dispositivo móvel da vítima. A ameaça foi identificada no Brasil e na Argentina.
O aplicativo malicioso é oferecido em uma loja on-line não oficial, que promete uma versão especial do jogo, com armas e recursos ilimitados, que pode ser baixada pela Google Play ou por um conhecido site de compartilhamento de arquivos.
Quando o usuário tenta baixar a versão, o aplicativo é instalado no dispositivo móvel e o usuário recebe uma mensagem de erro, informando que houve uma falha no download porque os recursos não foram encontrados. No entanto, nesse momento, o app realiza uma série de ações no dispositivo, que permitem controlá-lo de maneira remota.
O responsável pelo ataque passa a ter controle sobre as mensagens de SMS, câmera, ligações e informações armazenadas no dispositivo e do cartão de memória, entre outros recursos.
Os especialistas identificaram que apenas algumas versões antigas do sistema operacional Android, particularmente aquelas com SDK entre 7 e 16, estão vulneráveis ao ataque. No entanto, estima-se que cerca de 10% dos equipamentos se encaixam nessas versões.
A Pure Storage está redefinindo sua estratégia de mercado com uma abordagem que abandona o…
A inteligência artificial (IA) consolidou-se como a principal catalisadora de novos unicórnios no cenário global…
À primeira vista, não parece grande coisa. Mas foi na pequena cidade de Pornainen, na…
O processo de transição previsto na reforma tributária terá ao menos um impacto negativo sobre…
O que antes parecia uma aliança estratégica sólida começa a mostrar rachaduras. Segundo reportagem do…
O Departamento de Defesa dos Estados Unidos firmou um contrato de US$ 200 milhões com…