JBW Construções usa solução da Teclógica para inspeção de obras

Tecnologia substituiu trabalho antes feito a mão e que gerava, em média, 4 mil folhas por prédio em construção

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8:15 am - 05 de fevereiro de 2015

A satisfação dos clientes ao receber as chaves de um imóvel pode ser afetada por informações imprecisas no decorrer da construção, que geram falhas, retrabalho e atrasos na entrega. JBW Construções recorreu à tecnologia para driblar essa questão. 

A companhia adotou uma ferramenta desenvolvida pela Teclógica para gerar informações com mais confiabilidade na inspeção de obras. A ferramenta, chamada Mobuss, fortaleceu o engajamento da equipe e aumentou a qualidade dos empreendimentos.

O projeto começou com um piloto de três meses no segundo semestre de 2013. Os resultados superaram as expectativas e a ferramenta foi disseminada. 

Até então, a empresa utilizava papel para fazer o trabalho de inspeção, cerca de 25 formulários por apartamento, em média 4 mil folhas por obra. A equipe de inspeção levava muito tempo preenchendo os formulários e passando anotações a limpo, às vezes as informações acabavam se perdendo.   

Hoje, as informações estão disponíveis praticamente em tempo real, tanto para o encarregado da obra quanto no escritório. As informações oferecidas pelo sistema também são utilizadas nos treinamentos dos operários.

O módulo de qualidade da ferramenta Mobuss que disponibiliza formulários cadastrados dinamicamente para atender normas e necessidades, visualização de arquivos em dispositivos móveis, gestão de documentos e listas mestras, controle de treinamentos, e assinaturas eletrônicas de aceite.

Os formulários que já eram utilizados pela empresa foram adaptados para a solução da Teclógica e são acessados pelos colaboradores por meio de tablets, que trabalham também off-line, já que nem sempre há internet nos canteiros de obra. As informações são arquivadas no sistema e atualizadas assim que há conexão.

Com a plataforma, as orientações para os inspetores foram revisadas e passaram a ser mais detalhadas. Caso tenham dúvidas, é possível enviar fotos para validar os dados antes de inserir no sistema. As vistorias são realizadas diariamente após a conclusão de cada serviço, o que agiliza as correções e a conclusão das obras, evitando atrasos na entrega. 

 

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