J. Macêdo melhora rastreabilidade e controle de mercadorias com TI

Automatizar o faturamento nos centros de distribuição e
plantas fabris. Esse foi o pontapé inicial para que a empresa do ramo alimentício
J. Macêdo investisse no projeto E-ticket. Existia por lá a necessidade de
rastrear o processo de entrada de caminhões com mercadorias, além de todo o
fluxo percorrido pelo veículo em cada unidade. O projeto rendeu à companhia o
primeiro lugar na categoria Indústria de Alimentos, Bebidas e Fumos de As 100+
Inovadoras no Uso de TI.
Como explicou Luciano Bortoluzzi, diretor de tecnologia da
companhia, a rastreabilidade do processo era uma dificuldade enfrentada pela
controladoria. “Tínhamos uma lacuna nesse controle, além disso tudo era feito
manualmente.” Assim, a ideia de utilizar um sistema associado a um cartão, como
usam muito aeroportos para realização de check-in, surgiu em resposta a essa
demanda.
Trata-se de uma operação centralizada e organizada a fim de
estabelecer interação entre os funcionários e os terceiros que fazem o
carregamento. A inovação proporcionada pelo projeto está na capacidade de
reunir de forma sistêmica processos complexos e operacionais de diversas áreas,
convertendo-os em atividades mais simples e controláveis, além de fornecer
rastreabilidade do fluxo de operação.
Em busca de facilitar o processo com uma solução prática e
de baixo custo – que não exigisse digitação de informações –, a iniciativa
surgiu em 2013 e foi implantada na unidade de Fortaleza no início de 2014.
Hoje, o E-ticket é utilizado em outras oito unidades da J. Macêdo.
“Antes, tínhamos a primeira entrada do caminhão e o nosso
funcionário precisava ir até o ERP procurar as informações sobre o que o
motorista iria carregar. Agora, como tudo é feito por meio da leitura do
cartão, o funcionário tem um espelho do que vai acontecer no percurso do
motorista dentro da empresa”, detalha.
O projeto gerou projeção de ganhos da ordem de R$ 300 mil
por ano, sendo R$ 60 mil alcançados em 2014, destacou Bortoluzzi. Além disso,
foram atingidos benefícios como redução no tempo de operação (estadias e
fretes), melhoria de controles e, em conformidade com o setor de auditoria,
garantia de aderência aos procedimentos.