Categories: Notícias

IRB Brasil RE economiza 30% ao migrar para SAP Hana

O IRB, atuante do mercado de resseguros, está localizado no Rio de Janeiro, São Paulo, Buenos Aires, Nova Iorque e em Londres com a oferta de serviços ao mercado corporativo. Devido à complexidade e a criticidade do negócio, a infraestrutura de TI funciona como o coração da companhia, principalmente no lançamento de novos serviços em conjunto com as áreas de negócios.

Por esse motivo e com a expansão dos negócios, em 2015 surgiu a demanda em fazer o upgrade da infraestrutura x86, onde rodava o BPC e o BW em Hana e o SAP Hana Live. Após um extenso levantamento, a melhor opção foi migrar tudo para a plataforma IBM Power, devido à confiabilidade, disponibilidade, facilidade no gerenciamento e redução de até 30% nos custos de aquisição e do Custo Total de Propriedade (TCO, na sigla em inglês).

A empresa contratada para a instalação e configuração dos servidores IBM Power e instalação do SAP Hana para posterior migração (realizada pela própria SAP) foi a PróCanal, especializada em soluções IBM e serviços inovadores em TI, que já tinha sido a responsável pela implementação do SAP Hana nos servidores x86.

“Durante todo o projeto, tivemos 100% de envolvimento com o time de TI do IRB, atendendo todos os pré-requisitos imediatamente, facilitando e agilizando todas as tomadas de decisões necessárias. Com isso, conseguimos concluir o projeto com alguns dias de antecedência”, detalha o responsável pelo projeto na PróCanal, Felipe Fineza.

Nesse processo, a TI do IRB passou a vislumbrar a redução dos custos com o licenciamento do Banco de Dados Oracle, com a migração do BD para SAP Hana rodando em Power.

“Essa mudança representará um ganho financeiro de 30%, considerando o custo total de propriedade e de aquisição”, afirma Felipe Bessa Mariz, Especialista de TI da Gerência de Operação e Infraestrutura do IRB.

Além da solução Power prover alta disponibilidade, melhor gerenciamento e segurança incomparável ao x86, é um ambiente desenvolvido para rodar Hana, devido a cooperação entre SAP e IBM mundialmente na criação de produtos que se integram para ter melhor performance juntos.

De acordo com o Gerente de Operação e Infraestrutura do IRB, Antônio Marques, outra grande vantagem é que no contrato SAP o Banco de Dados Hana está incluso. “Tivemos uma significativa redução de custos e também de Recovery Point Objetive (RPO) e Recovery Time Objective (RTO). Dois itens fundamentais para mitigar possíveis paradas em nosso ambiente, que precisa de alta confiabilidade para operar 24×7”, explica Marques.

Ter uma TI com esse grau de disponibilidade se tornou fundamental quando surgiu a demanda em ter todo o ambiente da sede, localizada no Rio de Janeiro, replicada na filial paulista.

Bessa afirma que a percepção em relação à melhora no desempenho do sistema foi percebida por todas as áreas de negócios, totalizando 400 usuários. A realização de algumas transações, antes rodando no BD Oracle, teve uma redução de até 50% ao rodar no banco de dados Hana.

Com a total integração do ambiente SAP, vários processos foram simplificados. Na época, o ambiente tinha 270 sistemas para suportar a operação do IRB, hoje foi reduzido para apenas 40, tornando o ambiente realmente estratégico.

Outro benefício mensurado foi na confiabilidade da recuperação e replicação dos dados, que em Hana é tremendamente mais rápida, comparado ao que ocorria no Oracle. “No Rio de Janeiro, onde temos o SAP Hana em alta disponibilidade, a replicação é em tempo real. Já a replicação entre São Paulo e Rio de Janeiro é assíncrona”, completa Marques.

Nesse novo cenário, o IRB melhorou a programação de manutenções e reduziu as horas extras do seu pessoal de TI, que passou a se concentrar em atender às demandas reprimidas para lançar produtos inovadores no mercado de resseguros corporativos.

“Desde o início, o trabalho da PróCanal foi de total relevância para a estabilidade dos negócios em todas as etapas de mudança de plataforma, garantindo os níveis de SLA contratados e superando nossas expectativas”, afirmam os executivos da TI do IRB. “Era fundamental atender o pré-requisito de usar HANA e a PróCanal elaborou toda a infraestrutura e nos deu suporte para a migração. A excelência dos seus serviços, altamente qualificados, resultou em uma nova contratação para a 2o fase do projeto”.

Neste momento a TI do IRB, em conjunto com a SAP, está se preparando para finalizar a migração do Oracle para HANA que rodará junto com o Big Data (que está em andamento) em uma infraestrutura robusta e preparada para melhorar a qualidade dos relatórios e dashboards. A mineração dos dados, incluindo a base histórica, será fundamental para melhorar a tomada de decisão, com a extração de informações estratégicas para as áreas de negócios.

Recent Posts

Pure Storage aposta em mudança de paradigma para gestão de dados corporativos

A Pure Storage está redefinindo sua estratégia de mercado com uma abordagem que abandona o…

2 semanas ago

A inteligência artificial é mesmo uma catalisadora de novos unicórnios?

A inteligência artificial (IA) consolidou-se como a principal catalisadora de novos unicórnios no cenário global…

3 semanas ago

Finlândia ativa a maior bateria de areia do mundo

À primeira vista, não parece grande coisa. Mas foi na pequena cidade de Pornainen, na…

3 semanas ago

Reforma tributária deve elevar custos com mão de obra no setor de tecnologia

O processo de transição previsto na reforma tributária terá ao menos um impacto negativo sobre…

3 semanas ago

Relação entre OpenAI e Microsoft entra em clima de tensão, aponta WSJ

O que antes parecia uma aliança estratégica sólida começa a mostrar rachaduras. Segundo reportagem do…

3 semanas ago

OpenAI fecha contrato de US$ 200 milhões com Departamento de Defesa dos EUA

O Departamento de Defesa dos Estados Unidos firmou um contrato de US$ 200 milhões com…

3 semanas ago