Ipsos adota GenAI e reduz tempo com codificação de entrevistas em 35%

Estimativa é economizar 25% em custos ainda em 2024 após adotar solução de IA na análise de entrevistas qualitativas

Author Photo
10:30 am - 29 de maio de 2024
Imagem: Shutterstock

A Ipsos, empresa de estudos de mercado, projeta diminuir custos em 25% ao longo de 2024 com a aplicação de inteligência artificial generativa (GenAI) em processos de pesquisas. A companhia divulgou a estimativa essa semana e disse já ter registrado redução de 35% no tempo de codificação de dados das entrevistas, além de taxa de assertividade de 80% por parte da tecnologia.

Como resultado, a consultoria passou a entregar relatórios de maneira mais ágil, o que se traduziu em uma melhor experiência do cliente e vantagem competitiva, diz.

Mailson Rocha, diretor de TI e head de sistemas e inovação para a América Latina da Ipsos, diz que a otimização dos dados obtidos em entrevistas era um desafio para a companhia aumentar a produtividade e a eficiência operacional. O projeto de IA foi feito em parceria com a FCamara em julho de 2023.

Leia também: Integrity Forum 2024: o futuro das empresas em meio a IA responsável

A implantação começou com a Ipsos identificando possíveis gargalos e, depois, desenvolvendo uma solução baseada em IA. Com uma equipe dedicada de ambos lados, foi iniciada a implementação da IA na análise de dados qualitativos, especialmente respostas de perguntas abertas. Com o uso de IA Generativa, a companhia melhorou a capacidade de processar grande volume de dados, reduzindo o tempo necessário para fazer relatórios.

Ipsos: aprendizados e expansão global 

Segundo a Ipsos, um dos principais aprendizados para o time de TI foi o aprimoramento de habilidades na criação de prompts. Esse aperfeiçoamento incluiu técnicas para elaborar perguntas com clareza, usar exemplos representativos para direcionar a IA e especificar formatos de saída para uma integração eficiente com os sistemas existentes.

“A Ipsos é um exemplo de como usar a tecnologia para otimizar processos centrais na empresa e resultam em uma melhor entrega para o cliente”, diz Raul Rocha, VP da vertical de multisector da FCamara.

Em alguns meses de utilização, o sistema já se expandiu para outras unidades da empresa na América Latina e está sendo adotada em escala global. Ao todo, a Ipsos tem mais de cinco mil clientes, 47 milhões de entrevistados, 18 mil funcionários e está presente em 90 países.

Acesse ao link agora mesmo e siga o canal do IT Forum no WhatsApp!

Author Photo
Redação

A redação contempla textos de caráter informativo produzidos pela equipe de jornalistas do IT Forum.

Author Photo

Newsletter de tecnologia para você

Os melhores conteúdos do IT Forum na sua caixa de entrada.