Notícias

iPhone 7 pode ser melhor para empresas do que para os consumidores

O iPhone 7 é mais rápido, é resistente à água, tem uma câmera BEM melhor, uma bateria um pouco melhor e deixou de ter o conector para fones, optando pelos fornes sem fio. Segundo Phil
Schiller, vice-presidente sênior de Marketing da Apple, uma mudança necessária para melhorar a clareza e os controles de
áudio, liberar espaço para melhores componentes internos e para tornar o dispositivo mais
resistente ao meio ambiente.

De fato, a Apple usou o espaço liberado pela remoção da entrada de fone para
adicionar um Taptic Engine, assim como um segundo alto-falante na parte
inferior do aparelho. A empresa diz que isso dará um som estéreo ao
smartphones, e os alto-falantes realmente soaram mais altos, mas a área
de demonstração estava muito cheia e barulhenta para poder avaliar
melhor a diferença desse segundo alto-falante.

A retirada da entreda para
fone de ouvido é “mais uma arriscada jogada para a Apple”, especialmente diante dos
muitos dispositivos noncomputing que contam com a o conector de áudio de 3,5 milímetros. Mas, ao menos para um segmento de mercado, isso não deverá ser um problema.

“Usuários de negócios usam rotineiramente um fone de ouvido para
fazer chamadas telefônicas, mas muitos desses usuários adoptaram fones Bluetooth”, diz Ian Fogg, diretor sênior da empresa de pesquisa de mercado IH.

“Um monte de gente usao fones de ouvido durante o dia, e se o cabo fica um pouco velho, você acaba com a estática”, diz CIO of Creative Solutions in Healthcare, empresa de soluções de enfermagem. Na sua opinião, quanto menos fio, melhor. “A Healthcare olha para as coisas de forma diferente”, diz Wiora. “Um cordão representa problemas potenciais. Um cabo pode ser um problema quando você está trabalhando com um paciente”.

Outras melhorias presentes no iPhone 7 provavelmente serão mais significativas para as empresas do que a substituição dos fones por modelos wireless. Por exemplo, a Apple aumentou a capacidade de armazenamento no dispositivo e o poder de processamento, diz Schiller.

Patrick Moorhead, presidente e principal analista da Moor Insights & Strategy , também acredita que o iPhone 7 traz uma série de novos benefícios aos usuários de negócios. “Ao tornar o aparelho resistente à água e à poeira, a Apple aumentou o potencial de uso do dispositivo em trabalho de campo”, diz ele. “O novo iPhone 7 deve ser mais confiável no longo prazo”, completa.

Em vez de colocar plugs de borracha feios nas várias entradas do aparelho, a Apple adicionou vedações dentro do case e conexões à prova d’água individuais entre os cabos internos e a placa mãe. Com isso, a empresa agora está orgulhosamente anunciando o iPhone 7 como resistente à água e poeira, com o certificado IP67. Isso significa que deve aguentar jatos de água, assim como mergulhos na água por até 30 minutos.

 

Melhorias no desempenho do iPhone 7 também são “enormes”. O hardware poderia fornecer opção para uso com monitores e teclados, se a Apple quisesse. “Acredito que muitos CIOs em ter um dispositivo que pudesse ser usado com telas grandes e teclados”, afirma Moorhead.

Fogg, da HIS concorda que o poder de processamento entregue pelo novo chip A10 Fusion, de 64 bits, quad-core, com 3,3 bilhões de transistores, aliado à GPU de 6 núcleos, deve ser uma grande melhoria para os usuários de negócios. “Isso ajuda a tornar todos os funcionários mais produtivos em seus smartphones. Especialmente aqueles que utilizam aplicações de mídia rica ou aplicativos de produtividade em nível de desktop”, diz ele.

Segundo Phil Schiller, vice-presidente sênior de Marketing da Applea, os núcleos do A10 Fusion são divididos entre dois núcleos de alto desempenho e dois núcleos de alta eficiência.

Os núcleos de alto desempenho, aparentemente semelhantes à tecnologia big.LITTLE da ARM, é 40 por cento mais rápido do que o chip A9 do iPhone 6s e duas vezes mais rápido que o A8. A partir de uma perspectiva de desempenho, o chip A10 Fusion é 120 vezes mais rápido que o chip no primeiro iPhone, de acordo com Schiller. E os núcleos de alta eficiência são otimizados para baixo consumo de energia e maior duração da bateria: 12 a 13 horas para navegar mais em LTE, ou cerca de duas horas a mais do que os iPhones 6s.

O desempenho gráfico também aumentou, com um chip 6-core que é 50 por cento mais rápido do que o do A9, e três vezes mais rápido do que o do A8. Schiller prometeu performance “de nível console” ao executar o F1 2016 e outros jogos. Em outras palavras, o processamento gráfico do iPhone 7 é 240 vezes mais rápido que o do primeiro iPhone.

As melhorias na câmera também devem agradar os usuários corporativos. O iPhone 7 Plus possui uma configuração com duas lentes: duas câmeras de
12MP lado a lado na parte traseira. Uma fica no mesmo ângulo do iPhone
7, e a segunda é uma lente com teleobjetiva. Tocar naquele botão 1x
acima do obturador do app Câmera muda instantaneamente para a
visualização da lente teleobjetiva. Segurar o dedo apertado neste botão
te permite passar pelo zoom óptico de 2x até o zoom digital 10x (isso em
fotos; 5,8x ao gravar vídeos), apesar de o zoom digital aumentar os
pixels e degradar a qualidade da imagem.

É importante lembrar que os celulares iOS ainda são os mais utilizados oficialmente como telefones corporativos nos Estados Unidos. E as novidades devem ajudar a Apple a deixar de percader mercado para os dispositivos Android também nesse terreno.

Recent Posts

Pure Storage aposta em mudança de paradigma para gestão de dados corporativos

A Pure Storage está redefinindo sua estratégia de mercado com uma abordagem que abandona o…

3 semanas ago

A inteligência artificial é mesmo uma catalisadora de novos unicórnios?

A inteligência artificial (IA) consolidou-se como a principal catalisadora de novos unicórnios no cenário global…

3 semanas ago

Finlândia ativa a maior bateria de areia do mundo

À primeira vista, não parece grande coisa. Mas foi na pequena cidade de Pornainen, na…

3 semanas ago

Reforma tributária deve elevar custos com mão de obra no setor de tecnologia

O processo de transição previsto na reforma tributária terá ao menos um impacto negativo sobre…

3 semanas ago

Relação entre OpenAI e Microsoft entra em clima de tensão, aponta WSJ

O que antes parecia uma aliança estratégica sólida começa a mostrar rachaduras. Segundo reportagem do…

3 semanas ago

OpenAI fecha contrato de US$ 200 milhões com Departamento de Defesa dos EUA

O Departamento de Defesa dos Estados Unidos firmou um contrato de US$ 200 milhões com…

3 semanas ago