Investimentos em publicidade digital atingiram R$ 14,7 bi no 1° semestre

Os investimentos em publicidade digital cresceram 12% de janeiro a junho de 2022, em comparação ao mesmo período no ano anterior, atingindo R$ 14,7 bilhões, segundo nova edição do “Digital AdSpend 2022”, realizado pelo IAB Brasil em parceria com a Kantar IBOPE Media.

Os gastos em mídias sociais lideram os investimentos em publicidade digital, abocanhando 52% do montante. Já gastos em Search, no caso motores de busca, atingiram 29% e publishers e verticais ficaram com 18% dos gastos. O estudo também traz um recorte dos formatos da publicidade digital, 36% dos investimentos foram direcionados a imagens (formatos estáticos e animados como banners ads, posts, gifs e etc.), 35% a vídeos e 29% a search (sites de busca).

A expectativa para o segundo semestre é um investimento ainda maior, com 81% das agências e anunciantes entrevistados sinalizando que os aportes devem aumentar nesse período. Já 10% devem diminuir os investimentos e 8% pretendem manter os mesmos valores.

“Se analisarmos os investimentos em publicidade digital nos dois últimos anos, observa-se que o segundo semestre concentra uma fatia maior do investimento anual, impulsionada por datas significativas para o varejo como Black Friday e Natal, ainda mais neste ano com a Copa do Mundo”, pontua Cris Camargo, CEO do IAB Brasil.

Três setores concentraram mais da metade da verba em publicidade digital no primeiro semestre deste ano: comércio (25% do total de investimentos), serviços (24%) e mídia (7%). E no top 5, além dos setores já citados, completam os de eletrônicos (7%) e o financeiro (6%). Este último, que no primeiro semestre de 2021 figurava em terceiro lugar, ainda se mantém entre os cinco principais no ranking. Juntos, os cinco setores representam 68% dos aportes em digital no período.

Recent Posts

Pure Storage aposta em mudança de paradigma para gestão de dados corporativos

A Pure Storage está redefinindo sua estratégia de mercado com uma abordagem que abandona o…

2 semanas ago

A inteligência artificial é mesmo uma catalisadora de novos unicórnios?

A inteligência artificial (IA) consolidou-se como a principal catalisadora de novos unicórnios no cenário global…

2 semanas ago

Finlândia ativa a maior bateria de areia do mundo

À primeira vista, não parece grande coisa. Mas foi na pequena cidade de Pornainen, na…

2 semanas ago

Reforma tributária deve elevar custos com mão de obra no setor de tecnologia

O processo de transição previsto na reforma tributária terá ao menos um impacto negativo sobre…

2 semanas ago

Relação entre OpenAI e Microsoft entra em clima de tensão, aponta WSJ

O que antes parecia uma aliança estratégica sólida começa a mostrar rachaduras. Segundo reportagem do…

2 semanas ago

OpenAI fecha contrato de US$ 200 milhões com Departamento de Defesa dos EUA

O Departamento de Defesa dos Estados Unidos firmou um contrato de US$ 200 milhões com…

2 semanas ago