Investimentos em big data continuaram avançando, mas devem sofrer queda nos próximos anos. Estudo recente do Gartner mostra que 48% das empresas investiram nesta tecnologia em 2016, aumento de 3% em relação a 2015. No entanto, o número de companhias que pretende investir em big data nos próximos dois anos caiu de 31% para 25%.
A pesquisa on-line foi realizada em junho de 2016 com 199 integrantes do círculo de pesquisas do Gartner, que compartilharam seus planos de investimentos.
Nick Heudecker, diretor de pesquisas do Gartner, explicou que a grande questão não é tanto o big data em si, mas, sim, como a tecnologia é utilizada. “Embora as organizações têm entendido que big data não trata-se apenas de uma tecnologia específica, elas precisam evitar pensar sobre big data como esforço exclusivo”, disse.
De acordo com Hudecker, projetos de big data estão recebendo menos prioridade do que outras iniciativas de TI. Prova disso é que apenas 11% dos entrevistados de organizações que já investiram em big data relataram que suas apostas na tecnologia eram tão importantes, ou mais importante, do que outras iniciativas de TI, enquanto 46% afirmaram que eram menos importantes.
“Isso pode ser devido ao fato de que muitos projetos de big data não têm retorno tangível sobre o investimento (ROI) que pode ser determinado antecipadamente”, acrescentou Heudecker.
A Pure Storage está redefinindo sua estratégia de mercado com uma abordagem que abandona o…
A inteligência artificial (IA) consolidou-se como a principal catalisadora de novos unicórnios no cenário global…
À primeira vista, não parece grande coisa. Mas foi na pequena cidade de Pornainen, na…
O processo de transição previsto na reforma tributária terá ao menos um impacto negativo sobre…
O que antes parecia uma aliança estratégica sólida começa a mostrar rachaduras. Segundo reportagem do…
O Departamento de Defesa dos Estados Unidos firmou um contrato de US$ 200 milhões com…