Um esforço bipartidário nos últimos meses levou à Casa Branca nos Estados Unidos a criar um subcomitê do Escritório de Políticas Científicas e Tecnológicas (OSTP) voltado para a tecnologia quântica. E a partir de agora o governo norte-americano direcionará mais de US$ 1,2 bilhão para a iniciativa. De acordo com informações de portais internacionais, o valor será investido em dez anos.
A iniciativa é interessante, mas revela um perigo. Especialistas acreditam que a tecnologia de computação quântica em breve será capaz de quebrar a criptografia clássica. No momento em que isso se torna possível, o chamado “Q-day”, todo sistema criptografado do planeta estará vulnerável.
Mas, calma. A computação quântica poderá ter anos promissores pela frente. De forma bastante simples, os computadores quânticos manipulam e processam informações de maneira muito diferente da dos computadores clássicos.
Enquanto um computador clássico trabalha com bits como marcadores de informações, um computador quântico trabalha com bits quânticos (qubits). Enquanto os bits carregam informações em um estado 0 ou 1, os qubits podem ser 0s e 1s ao mesmo tempo, graças à superposição quântica.
Na prática, isso significa que os computadores quânticos serão capazes de realizar computações muito mais complicadas do que os computadores clássicos, e de acordo com o Institute of Electrical and Electronics Engineers (IEEE) as implicações disso serão tremendas, tanto positivas como negativas, como a possibilidade de quebrar a criptografia do mundo.
Entre os positivos destaca-se a possibilidade de entender o enorme volume de dados que a humanidade cria para resolver problemas interessantes na física e na ciência. Será que a computação quântica irá para o lado bom ou mau da força?
A Pure Storage está redefinindo sua estratégia de mercado com uma abordagem que abandona o…
A inteligência artificial (IA) consolidou-se como a principal catalisadora de novos unicórnios no cenário global…
À primeira vista, não parece grande coisa. Mas foi na pequena cidade de Pornainen, na…
O processo de transição previsto na reforma tributária terá ao menos um impacto negativo sobre…
O que antes parecia uma aliança estratégica sólida começa a mostrar rachaduras. Segundo reportagem do…
O Departamento de Defesa dos Estados Unidos firmou um contrato de US$ 200 milhões com…